1
resposta

Imposição hierárquica versus liderança ativa e visível

 Uma imposição hierárquica pode ser necessária mas não suficiente para se obter um processo orgânico de implementação do OKR. A maior pesquisa mundial que vem sendo realizada de dois em dois anos na área de gestão da mudança organizacional (lado humano) tem repetidamente mostrado que o fator de sucesso número 1 para adoção de inovações que dependem de mudança comportamental é a liderança ativa e visível de um patrocinador que tenha o poder necessário.
 Benefícios como “engajamento” provavelmente irão ocorrer  não apenas com uma imposição hierárquica, mas como resultado de uma liderança ativa e visível do patrocinador e de outros gestores que têm poder hierárquico sobre o público-alvo, ou seja, todas as pessoas que devem mudar seu comportamento ao adotar o método OKR.
1 resposta

Olá, Armando!

Pelo que entendi, você está refletindo sobre a importância da liderança ativa e visível na implementação do OKR, além da simples imposição hierárquica, certo? E você está absolutamente correto.

A implementação do OKR é, de fato, uma decisão Top-Down, mas para que ela seja bem-sucedida e traga benefícios como o engajamento, é necessário que haja uma adesão genuína de todos os colaboradores. Isso só é possível quando os líderes, além de imporem a mudança, se envolvem ativamente no processo, demonstrando seu comprometimento e dando o exemplo.

Nesse sentido, algumas estratégias podem ser úteis para engajar os colaboradores na adoção do OKR. Por exemplo, os líderes podem organizar workshops ou treinamentos para explicar o que é o OKR, por que ele está sendo implementado e como ele pode beneficiar cada colaborador e a organização como um todo. Além disso, os líderes podem estabelecer canais de comunicação abertos para que os colaboradores possam expressar suas dúvidas e preocupações, e se sintam parte do processo de mudança.

Outra estratégia eficaz pode ser a celebração de pequenas vitórias. À medida que os colaboradores começam a alcançar seus OKRs, os líderes podem reconhecer e celebrar esses sucessos, o que pode motivar os outros a se engajarem mais no processo.

Espero ter ajudado e bons estudos!