Olá, Armando!
Pelo que entendi, você está refletindo sobre a importância da liderança ativa e visível na implementação do OKR, além da simples imposição hierárquica, certo? E você está absolutamente correto.
A implementação do OKR é, de fato, uma decisão Top-Down, mas para que ela seja bem-sucedida e traga benefícios como o engajamento, é necessário que haja uma adesão genuína de todos os colaboradores. Isso só é possível quando os líderes, além de imporem a mudança, se envolvem ativamente no processo, demonstrando seu comprometimento e dando o exemplo.
Nesse sentido, algumas estratégias podem ser úteis para engajar os colaboradores na adoção do OKR. Por exemplo, os líderes podem organizar workshops ou treinamentos para explicar o que é o OKR, por que ele está sendo implementado e como ele pode beneficiar cada colaborador e a organização como um todo. Além disso, os líderes podem estabelecer canais de comunicação abertos para que os colaboradores possam expressar suas dúvidas e preocupações, e se sintam parte do processo de mudança.
Outra estratégia eficaz pode ser a celebração de pequenas vitórias. À medida que os colaboradores começam a alcançar seus OKRs, os líderes podem reconhecer e celebrar esses sucessos, o que pode motivar os outros a se engajarem mais no processo.
Espero ter ajudado e bons estudos!