Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Importar para FrontForge

Boa tarde Luiz,

Não estou conseguindo importar a letra A criada no ilustrator para o FrontForge. Salvei em formato SVG, e quando vou importar dentro do software diz que a operação não é autorizada e não localiza o arquivo. Eita nóis... Me salva de novo.

Thanks!

8 respostas

Bom dia Grabriel ^^

Podem ser algo do fontforge ou pode ser do Illustrator.

Com relação ao problema estar vindo do illustrator, verifica o formato em SVG que você salvou, ele pode estar levando alguma propriedade intrínseca ao arquivo que o font forge nao reconhece, marca o SVG 1.0. Veja se isto ajuda

Outra coisa que pode ser é, o import tem que ser clicado dentro da letra no fontforge, em vez de ser o import geral do software, só após dar os dois cliques na letra desejada você deve ir no menu de importação.

Veja se alguma dessas coisas lhe ajuda, se não vamos achar uma solução aqui blz =D

Um abraço

Boa tarde Luiz,

Não funcionou. Segue uma foto do que está acontecendo...

https://drive.google.com/open?id=1agqaH-tlDcCdu8VA8AfrWAJdAdtsto-s

Entendi.

Este erro normalmente é relacionado a permissão. O font forge parece não estar tendo permissão para chegar na pasta onde esta este arquivo.

Estava lendo sobre e mudar essas permissões dão trabalho, tente pegar este arquivo e colocar dentro de uma pasta como meus documentos, uma pasta padrão e geral do sistema operacional onde essa permissão deve existir.

Veja se isto funciona.

Um abraço

Oi Luiz,

Eu novamente. Infelizmente não funcionou, tentei colocar em docs como você sugeriu e tentei também criar uma pasta própria. Você saberia me indicar outro software (se possível gratuito) com as mesmas propriedades? Tô doido pra virar um tipógrafo discípulo do Luiz.

Abs.

Meu discípulo é hahahahaha, me sinto lisonjeado =D

Eu ainda acho que o problema continua sendo permissões, estava lendo e as permissões do MAC muitas vezes complicam o processo.

Você provavelmente baixou a versão correta, mas só para discargo de consciencia esta versão do font-forgew foi criada para o mac

MAC VERSION

Você pode tentar baixar novamente, talvez ele configure as permissões de forma correta.

Se não der certo , com relação a outros softwares open source eu nunca usei de fato, até mesmo o fontforge eu usei pouco, apesar de ter gostado bastante.

Eu vou deixar um link de um site com uma lista com 10 aqui softwares aqui, alguns são web-based, ou seja você trabalha online, outros são apps mesmo.

Do que eu pesquisei e gostei mais vou deixar o link para ele direto.

Lista softwares

Bird font

Um grande abraço e com certeza se tornará um ótimo tipógrafo, da para perceber pela sua dedicação 8D

Fala Mr. Luiz,

É infelizmente não consegui, tentei desinstalar e instalar de novo, pesquisei muito mas não deu. Que pena, fase final travei. Tô preocupado, você disse que não utiliza muito o FontForge, como você desenvolve suas fontes? É possível fazer pelo ilustrator? Consegui baixar o birdfont, bem mais bonito que o fontforge e eu consegui importar minha letra A, apesar de que ela foi importada toda preenchida de preto (não entendi isso) agora só preciso aprender a usar.

A base dos softwares acaba sendo a mesma, ela deve ter vinda preenchida por ser um formato fechado, assim como no fontforge você provavalmenet deve ter que mudar a direção do preenchimento que ele vai criar as partes fazadas, mas com o tempo você pega com certeza sobre o software.

O fontforge foi um pequeno estudo que fiz para entender alguns softwares open soure para criar a fonte.

Mas qualquer elemento textual que criei em projetos eram muito pontuais, eu nunca tive a necessidade de criar uma fonte completa com suas nuancias e gerar um arquivo de OTF para entregar à um cliente, é um tipo de projeto bem específico e que admiro muito, mas muito mesmo, mas não foi o caminho de design que segui ^^

Por isso que utilizei pouco o fontforge, trabalhar com estilização de algumas letras para ilustrações é um pouco diferente o estudo e a aplicação =D

solução!

Entendi meu amigo. Obrigado pela sua help de todo dia!

Se for válido para mais alguma pessoa que não consiga utilizar o fontforge, esse vídeo sobre o birdfont foi esclarecedor:

https://www.youtube.com/watch?v=VKwgHVEhZ9c

Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software