Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

IMPORTAR ARQUIVOS DO GOOLGE COLAB

Olá, eu estou fazendo o curso pelo google colab e criando meus códigos através dele. Entretanto, quando o professor utilizou o import forca e import adivinhação o meu código não achou o arquivo. Alguem sabe como eu faço para importar o arquivo do colab para meu codigo?

4 respostas

Oi Marcelo! Tudo certo por aí??

Para importar um arquivo no google colab, primeiro você deve fazer upload desse arquivo para o notebook que você está usando. Vamos lá:

Primeiro, você clica no símbolo de uma pastinha, que está localizada na barra lateral esquerda do google colab:

imagem da barra lateral inicial do google colab, onde encontra-se o ícone de uma lupa, logo abaixo de um sinal de menor e outro de maior (<>) e em seguida o ícone de uma pasta

Após isso, nessa nova aba que vai aparecer, você seleciona a primeira opção nessa barra superior, que é esse símbolo de uma folha com uma setinha apontada para cima:

imagem da barra lateral inicial do google colab, onde encontra-se o ícone de uma lupa, logo abaixo de um sinal de menor e outro de maior (<>) e em seguida o ícone de uma pasta. Nessa imagem o ícone da pasta está selecionado

Na próxima tela que aparecer, você seleciona os arquivos que você deseja fazer upload para utilizar no seu notebook e clica em Abrir:

imagem mostrando os arquivos presentes no computador, sendo que o arquivo 'adivinhação.py' e 'forca.py' estão selecionados

Depois, deve aparecer a seguinte mensagem na sua tela:

imagem com a seguinte mensagem: Observação: os arquivos enviados serão excluídos quando o ambiente de execução for reciclado

Essa imagem apenas está te informando que quando o seu ambiente de execução (Google Colab) for encerrado, esses arquivos que você fez upload serão excluídos do notebook. Ou seja, isso significa que toda vez que você fechar seu programa e for abrir de novo, você deve fazer um novo upload dos seus arquivos.

E após essa tela, os arquivos selecionados devem aparecer para você no seu notebook:

imagem da barra lateral esquerda do Google Colab com os arquivos que foram selecionados para fazer upload

Feito isso, quando fizer a importação dos seus programas deve funcionar tudo certinho :)

Qualquer dúvida vamos nos falando por aqui, tá bom?

Bons estudos!

Olá Milena. Não haveria outra forma de fazer isso para que eu não precise fazer novamente esse processo ao fechar o programa? Eu dei uma pesquisada e vi que podemos Montar o Drive por meio do seguinte código:

from google.colab import drive
drive.mount('/content/drive')

Entretanto, não achei como acessar as pastas para importar o meu programa.

Achei um caminho para conseguir manter o arquivo mesmo fechando o programa. O código está abaixo:

import sys
sys.path.insert(0, "/content/drive/MyDrive/ALURA")
import forca2
import adivinhacao2
solução!

Oi Marcelo!

É exatamente isso! Que bom que você conseguiu solucionar.

Qualquer coisa estou por aqui, tá bom?

Bons estudos!