Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Importância de saber as camadas dos modelos OSI e TCP/IP

Boa noite ! Gostaria de saber, qual a importância de se conhecer a fundo os modelos TCP e OSI, no dia a dia do profissional de redes? Tenho a impressão que serve apenas a engenheiros de hardware, ou os fabricantes de equipamentos. Você consegue me dar um exemplo de problema onde esse conhecimento ajuda a resolver o problemas? Nas aulas, por exemplo, os problemas eram de configuração de ip, mascara ou problemas de cabos. obrigado pela atenção. Boa noite!

2 respostas
solução!

Olá José Antonio, tudo bem?

Existem alguma áreas de atuação que o profundo conhecimento dos modelos OSI e TCP/IP pode ser de grande ajuda, como por exemplo no cargo de analisador de protocolos.

Na empresa que trabalhei alguns anos atrás, possuíamos equipamentos para fazer análises dos protocolos trafegados em uma rede, para que fosse possível entre outras coisas, entender o porquê certos pontos apresentavam um "gargalo" com altas perdas de pacotes, para interpretar os resultados de tais equipamentos, acaba-se sendo necessário um grande conhecimento dos protocolos e das camadas do modelo OSI e TCP/IP.

Abs

Olá José,

O que eu aprendi nesses 2 anos de experiencia com redes é tudo é culpa da rede. Saber analisar um log do wireshark é essencial para saber se a rede realmente é culpada ou não. Saber como funciona o sistema de encapsulamento, qual o papel de cada camada, e como os protocolos funcionam é primordial na analise do trafico da rede. Quando se trabalha direto com cabeamento, switches, APs e rotadores, conhecer o funcionamento dos protocolos agiliza muito o trabalho, ajudando a diferenciar se o problema é em um fêmea mal crimpado, se a máquina está na vlan errada ou se é um problema com DNS ou DHCP. Espero ter ajudado, e que a força esteja com todos nós.