5
respostas

Importação do XLSX com erro

Já verifiquei em outro tópico no fórum com o mesmo problema, mas comigo não está funcionando:

  • Usando linux
  • já baixei via 'PIP' e 'Conda' a biblioteca xlrd e mesmo assim continua o erro. Também estou usando o Jupyter direto sem o Anaconda Navigator, todos os lugares que pesquisei na Internet apontam para a mesma solução, ou seja, baixar o XLRD via PIP ou CONDA... versão do XLRD que estou usando é a 1.2.0, e o error log diz que pode usar o XLRD >= 1.0.0.

local/lib/python3.6/site-packages/pandas/io/excel/xlrd.py in init(self, filepathor_buffer) 18 """ 19 err_msg = "Install xlrd >= 1.0.0 for Excel support" ---> 20 import_optional_dependency("xlrd", extra=err_msg) 21 super().init(filepath_or_buffer) 22 Outra observação é que o Python instalado no sistema é o 3.7.4 e a mensagem do Jupyter faz referencia ao 3.6 !!!

Em teoria está tudo certo, mas ... abs

5 respostas

Teste! É possível deletar um post no fórum?

Olá Andrea,

O Anaconda utiliza uma instalação própria do python e não a do linux, por isso a diferença de versões que você percebeu.

Utiliza o comando conda list para listar todas as bibliotecas instaladas, e olha se o xlrd aparece na lista. Caso sim é porque já está instalado e pode ser possível que o problema esteja na versão do xlrd instalado, executa então o comando de atualização do conda como abaixo:

conda update xlrd

Lembrando que depois de instalar ou atualizar uma biblioteca você tem que reiniciar o jupyter notebook.

Espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar!


Olá Bruno, atualmente não é possível deletar um tópico, você pode apenas deixar como está sem problemas.

Lucas o problema é com o Jupyter, Executei as mesmas instruções no terminal do Linux com Python 3 e funcionou corretamente. Verifiquei no conda list e as bibliotecas xlrd, xlutis e xlwt estão instaladas e ok ( a versão do xlrd é 1.2.0 que atende o error log. Fiz uma atualização e o erro continua no Jupyter apenas, como eu não o conheço muto bem creio que deve ter alguma conf. errada. Só não tenho ideia de onde .

Lucas, pelo jeito o problema é com meu jupyter rodando sem o Anaconda Navigator !!! Eu instalei meu jutpyter sem o Navigator pra ficar menos pesado, usando o instalador próprio para Linux.

Instalei agora o Anaconda Navigator e executei o Jupyter de dentro dele ( com Notebooks usados anteriormente) e funcionou ! É certo que o problema está na instalação (stand alone) mas não sei onde .. A configuração usada não deveria ser as mesmas que fiz via pip ou conda???

Nesse caso acredito que em algum momento foi utilizado um ambiente virtual, ou no conda/pip ou então no jupyter standalone. Assim como um ambiente é isolado, qualquer instalação só vai fazer efeito dentro do ambiente.

Você pode utilizar o comando conda info --envs no terminal para ver o ambiente ativado, e o !conda info --envs dentro do jupyter para o mesmo objetivo.

Caso queira você poderia também executar os comandos para instalar e para listar as bibliotecas instaladas diretamente dentro do jupyter, assim é garantido que esteja no mesmo ambiente. Para executar comandos do terminal dentro do jupyter é só colocar uma exclamação antes do comando (!).

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software