Oi Diogo, tudo bem? Sobre a parte do import depende bastante, por exemplo, se for um projeto que já foi criado pelo IntelliJ ele vai conseguir abrir sem nenhum problema, você pode usar o Open... de boa.
Caso for um projeto do Eclipse, Maven ou Gradle existe uma opção chamada Import Project, você pode encontrá-la por meio do find action (Windows/Linux: Ctrl + Shift + A ou Mac: **CMD + Shift + A), basta apenas digitar, então, você escolhe o tipo do projeto que está fazendo o import e vai seguindo a sequência de configuração que o IntelliJ fornece.
Basicamente é isso que precisa fazer. Vale lembrar que a versão Community do IntelliJ não da suporte para projetos Java EE por exemplo, portanto, se precisar desenvolvedor projetos Web e mais robustos, aí é recomendável que utilize essa versão paga.
A Community em si é mais para estudos e projetos que não seja Web ou que exija muita integração com ferramentas comuns do mundo corporativo. Porém, tudo que foi visto no curso é exatamente como você vai usar na Ultimate, logo, o que a Ultimate vai te trazer de melhor é um suporte mais apropriado para projetos profissionais, como também algumas outras vantagens que podem ser descobertas no seguinte link.
Caso tiver mais alguma dúvida é só avisar :)
[]s