Boa noite!
Estou com alguma questão aqui ainda na tentativa de importar funcionários e dependentes.
Alguém consegue me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite!
Estou com alguma questão aqui ainda na tentativa de importar funcionários e dependentes.
Alguém consegue me ajudar?
Olá, Valeria, tudo bem?
O erro ORA-02291 ocorre quando você tenta adicionar um registro a uma tabela que possui uma restrição de chave estrangeira e a chave estrangeira especificada não corresponde a nenhuma chave primária existente na tabela referenciada. No seu caso, mais especificamente na chave FK_TAB_DEPARTAMENTO_FUNCIONARIO.
Portanto, peço que faça as verificações abaixo:
Às vezes, a ordem em que você está inserindo dados em tabelas pode causar esse erro. Certifique-se de que você insere os dados na tabela pai primeiro e depois insere os dados na tabela filho que contém a chave estrangeira.
Verifique se valor que está sendo inserido na coluna da chave estrangeira corresponde a um valor válido na tabela pai. Por exemplo, se você tentar inserir um registro na tabela Funcionarios e especificar um valor para Departamento_ID, esse valor deve ser um ID de departamento válido existente na tabela Departamentos. Se você inserir um valor que não existe na tabela Departamentos, você receberá o erro ORA-02291 porque a integridade referencial foi violada.
Verifique os valores padrão da tabela. Se a coluna da chave estrangeira permitir valores nulos e você não estiver fornecendo um valor para essa coluna, verifique se há um valor padrão definido para essa coluna ou se o valor nulo é aceitável.
Espero ter ajudado.
Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.
Um abraço e até mais!