Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Import e desempenho do sistema

Olá Profa.! Boa tarde. Tudo bem? Primeiramente, obrigado pelas excelentes aulas. Eu sigo aprendendo muito todos os dias. Minha dúvida é com relação a performace e desempenho do sistema. Deixarei aqui abaixo. Quando usamos muitos imports e bibliotecas para carregar coisas simples como ícones pelo Angular Material (mat-icon) isso não acaba deixando o nosso site mais pesado e, por consequência, mais lento? Porque penso que, com o import, o sistema terá que ir naquela biblioteca, achar o ícone que escolhemos dentre os diversos ícones da biblioteca e depois retornar com o que queremos. Em contraposição, se baixarmos o ícone e carregarmos diretamente da máquina, o sistema só terá que um ícone dentre 5 existentes, o que provavelmente deve ser muito mais simples. Qual seria um bom termômetro para medir quando devo utilizar um import? Obrigado pela atenção de sempre. Att.

1 resposta
solução!

Olá, Jonathas! Tudo bem?

Interessante questionamento.

Quando importamos bibliotecas como o Angular Material, adicionamos mais código à nossa aplicação, o que pode deixar o site um pouco mais lento, especialmente em conexões de internet lentas. Porém, as bibliotecas modernas, como o Angular Material, são desenvolvidas para serem o mais leves possível. Além disso, o Angular possui um sistema de módulos que permite carregar apenas o código necessário para a página atual. Então, mesmo que você importe uma biblioteca grande, somente o código utilizado será enviado ao navegador do usuário.

Quanto aos ícones, se você usar muitos, é melhor baixá-los e servir do seu próprio servidor. Mas se forem poucos, é mais fácil importá-los de uma biblioteca.

Sobre quando usar import, aqui vão algumas dicas:

  • Use quando a biblioteca oferecer funcionalidades difíceis de implementar sozinho, como os componentes de interface do Angular Material.

  • Considere o tamanho da biblioteca. Se for grande e você usar apenas uma parte, pode ser melhor criar sua própria solução.

  • Verifique a popularidade e manutenção da biblioteca. As populares tendem a ser otimizadas para desempenho e atualizadas com as melhores práticas.

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, compartilhe no fórum.

Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software