Hoje, depois de começar a estudar aqui na Alura, iniciei um projeto de implantação do sistema Ágil na empresa. Apresentei para o setor executivo o que é Ágil, resumidamente, e mostrei os benefícios de se migrar para esta modalidade. Ela adoraram.
Na primeira reunião que tivemos sobre processo criativo, o setor executivo já estava alinhado com o que iriamos fazer neste ano, como projeto principal. Ao me perguntarem se gostei do projeto eu perguntei : Mas se vamos migrar para uma metodologia Ágil, não precisávamos decidir isso com os outros membros da empresa? Foi nesse momento que a ficha caiu e me perguntaram : Nossa é verdade. Então teremos de esperar para conversar com ele?
Em resumo, a teoria é simplesmente linda, porém você só irá descobrir os desafios ao começar a fazer. Cada empresa terá um problema diferente. Na minha, inicialmente, esta sendo a falta recíproca de confiança entre os membros e a baixa taca de autonomia, que por sinal são problemas interligados. Aplicando a metodologia Ágil, a primeira coisa que preciso priorizar para se implantar a metodologia, já usando da própria metodologia, é começar a gerar novamente essa confiança e, consequentemente, autonomia dentro da empresa.