1
resposta

Implementando o 100% Agil

Hoje, depois de começar a estudar aqui na Alura, iniciei um projeto de implantação do sistema Ágil na empresa. Apresentei para o setor executivo o que é Ágil, resumidamente, e mostrei os benefícios de se migrar para esta modalidade. Ela adoraram.

Na primeira reunião que tivemos sobre processo criativo, o setor executivo já estava alinhado com o que iriamos fazer neste ano, como projeto principal. Ao me perguntarem se gostei do projeto eu perguntei : Mas se vamos migrar para uma metodologia Ágil, não precisávamos decidir isso com os outros membros da empresa? Foi nesse momento que a ficha caiu e me perguntaram : Nossa é verdade. Então teremos de esperar para conversar com ele?

Em resumo, a teoria é simplesmente linda, porém você só irá descobrir os desafios ao começar a fazer. Cada empresa terá um problema diferente. Na minha, inicialmente, esta sendo a falta recíproca de confiança entre os membros e a baixa taca de autonomia, que por sinal são problemas interligados. Aplicando a metodologia Ágil, a primeira coisa que preciso priorizar para se implantar a metodologia, já usando da própria metodologia, é começar a gerar novamente essa confiança e, consequentemente, autonomia dentro da empresa.

1 resposta

Oi João.

Tudo bom?

Porém você só irá descobrir os desafios ao começar a fazer. Cada empresa terá um problema diferente. Exatamente. E entender esses problemas particulares é essencial se queremos seguir com o ágil.

Que bom que já é visível na sua empresa onde reside o problema, sendo possível atacá-lo. Desejo boa sorte a todos que estão envolvidos nessa implementação.

Qualquer coisa, estamos à disposição.

Bons estudos.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software