2
respostas

Implementando Loading usando ViewModel e LiveData No Android

No curso de "Architecture Components: ViewModel, LiveData e Room" foi mostrado em usar ViewModel para manter os dados e usar LiveData para entregar os dados de forma lifecycle aware.

Considerando o projeto da aula (Tech News) como eu poderia adicionar um componente de Loading, que deve ser mostrado quando os dados de notícias estão sendo carregados e irá desaparecer quando o carregamento dos dados é completado?

2 respostas

Oi Victor, tudo bem?

Não vi o curso, mas imagino que se você estiver usando fragments, isso se torna mais fácil, ou também, de maneira manual, ter uma view na tela e manipular o atributo visibility dela também deve dar certo.

Enquanto você está observando os dados e não teve retorno, você mantem a tela com estado de loading, e quando tiver chego o resultado, de sucesso ou falha, você simplesmente troca o fragment ou dá um gone na view de carregamento.

Espero ter ajudado.

No meu caso de estudo, eu estou fazendo isso que você explicou, eu tenho um loading view no meu Fragment, e eu mudo a visibilidade para mostrar ou não o loading no framework.

A minha questão é como eu posso fazer o loading ser mostrado quando iniciar o carregamento das notícias e desaparecer o loading quando terminar o carregamento quando tenho a lista de notícias para mostrar na tela. Neste caso, como eu poderia resolver o meu problema para mostrar o loading e a lista de notícias usando ViewModel e LiveData?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software