Fiz a implementação do input e do button no jogo da adivinhação, mantendo o recurso de dar três chances para acertar e o de deixar a pessoa escolher um número para que o número sorteado seja entre 0 e o número escolhido pela pessoa. Acredito que dê pra melhorar o código, mas foi a primeira versão que funcionou como eu queria. Se alguém tiver alguma sugestão, será muito bem vinda!
<meta charset="UTF-8">
<input type="text" placeholder="Adivinhe o número sorteado">
<button>OK</button>
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
document.write("<br>")
}
function sorteia(n) {
return Math.round(Math.random() * n);
}
function verifica() {
while(tentativas <= 3) {
if(input.value == numeroPensado) {
mostra("Parabéns! Você acertou!");
pulaLinha();
mostra("O número pensado foi " + numeroPensado + "!");
break;
}else{
alert("Você errou!");
if(input.value > numeroPensado) {
alert("Seu chute foi maior que o número pensado.");
tentativas++;
input.value = "";
input.focus();
if(tentativas > 3) {
alert("Você gastou todas as suas chances. Game Over!")
}
break;
}else {
alert("Seu chute foi menor que o número pensado");
tentativas++;
input.value = "";
input.focus();
if(tentativas > 3) {
alert("Você gastou todas as suas chances. Game Over!")
}
break;
}
}
}
input.value = "";
}
alert("Boas vindas ao Jogo de Advinhação!");
var numeroLimite = parseInt(prompt("Informe o número limite"));
var numeroPensado = sorteia(numeroLimite);
console.log(numeroPensado);
var tentativas = 1;
var input = document.querySelector("input");
input.focus();
var button = document.querySelector("button");
button.onclick = verifica;
</script>