1
resposta

Implementando filas: Redis x Kafka

Na discussão da aula 2 do Redis, foi implementada uma fila produzida pelo site e consumida por um processador em background.

Quais os critérios que devo observar para escolher a solução técnica para este problema, levando em comparação o uso do Redis ou do Kafka ?

Uma solução de baseada em mensagens não seria mais "natural" neste caso ?

Obrigado !

1 resposta

Olá Luis, tudo bem?

Bom, o KAFKA fornece a funcionalidade de um sistema de mensagens, Já o REDIS é um banco de dados que trabalha com o armazenamento de valor-chave, porem também consegue trabalhar com mensagens, como foi mostrado na aula. Então podem ser analisados alguns pontos, como por exemplo, o KAFKA tem uma alta taxa de transferência, é distribuído e escalável, já o REDIS tem um maior desempenho, maior rapidez e facilidade de uso. Pode ser levado em consideração também que no KAFKA é possível ter um histórico das mensagens, isso no REDIS já não é possível, depois que a mensagem é enviada nenhum dado fica armazenado no banco de dados.

Neste caso, escolher qual deles sera usado dependera muito do cenário ao qual será implementado o sistema, como por exemplo, se for necessário o armazenamento destas mensagens por tempo indeterminado, o indicado seria o KAFKA.

Espero que tenha ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software