Etapas de Implementação: Etapa 1: Capacitar líderes para a implementação da metodologia KCS
Etapa 2: Estruturar fluxo de trabalho, políticas de criação de artigo, papéis e níveis de permissão, definição de tecnologia a ser implementada de forma integrada, onde todos possam contribuir de maneira eficaz e visível para todos.
Etapa 3: Treinar os envolvidos, nível operacional.
Etapa 4: Promover continuamente o uso da base de conhecimento para construtores do conhecimento e utilizadores em geral.
Dessa forma corrigir os problemas:
Documentar eficazmente os problemas enfrentados pelos clientes e as soluções desenvolvidas: por meio da capacitação dos geradores de conhecimento, definição de fluxo de trabalho para pesquisa, inclusão e atualização de conteúdos da base de conhecimento, de maneira simples, objetiva, clara, integrada.
Respostas inconsistentes, retrabalho e, em alguns casos, insatisfação do cliente: dentro do fluxo de trabalho, orientar a pesquisa de conteúdo, uso para revisão contínua dos artigos para identificar duplicidades e inconsistências a fim de serem corrigidas, e nesse processo realizar a coleta de dados e feedbacks para identificar satisfação dos clientes que promovam a melhoria contínua e evolutiva do KCS.
Falta de uma abordagem padronizada para a captura, organização e compartilhamento de conhecimento está impactando diretamente na eficiência operacional e na qualidade do serviço prestado: estabelecer o padrão e capacitar os agentes de conteúdo para seguimento do fluxo eficiente de geração e manutenção do conteúdo.