8
respostas

Implementação do Método Agile

Um ponto que observei é que muitas empresas aplicam o método Agile em alguns setores, enquanto outros permanecem adotando a metodologia tradicional. Ou adotam a metodologia Agile em alguns aspectos e em outros permanecem engessados, inclusive isso pode ser observado até mesmo em empresas do segmento de t.i.

8 respostas

Olá, Ana. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar sua perspectiva conosco.

Imagino que esse seja um cenário comum em que cada setor se organiza de melhor forma conforme a realidade de cada companhia, acredito que nem todo contexto e trabalho vai se encaixar perfeitamente em uma metodologia e com isso é necessário fazer algumas adaptações.

Bons estudos!

Ana, boa tarde. Concordo contigo. Mas acredito que nem todos os escopos do negócio precisam (e podem) ser tratados através do processo ágil - especialmente empresas de grande porte. O principal aspecto é criar uma cultura de confiabilidade - e para existir esse espírito de confiança no resultado rápido é necessário um histórico de confiança de que aquilo que foi acertado será disponibilizado.

Um ponto bem observando, me passou a mesma coisa na mente.

Concordo com você Fernanda!

A metodologia ágil pode não se encaixar em todos os departamentos. Um exemplo disso são departamentos que precisam seguir etapas operacionais com requisitos muito específicos. Nesse caso, o método waterfall seria o mais ideal. Contudo, acredito que ainda é necessário que haja uma integração e comunicação ágil entre os departamentos, porque um setor influencia, direta ou indiretamente nos processos de outra área. Respeitando as singularidades de cada área, uma mesma empresa pode adotar a metodologia ágil em um departamento específicio e manter uma postura mais tradicional em outros, desde que seja estabelicido um fluxo de integração e conciliação entre os setores.

Creio que podemos encaixar isso no fluxo de entender a dor, priorizar, analisar, entregar o produto/serviço e receber o feedback para recomeçar o ciclo. Primeiro o setor que PRECISA AGORA de uma metodologia ágil, depois aquele que PODE tirar proveito e ir espalhando a filosofia pela empresa. Como disse é mais fácil mudar (sem quebrar) uma empresa de 4 colaboradores do que outra com 100.000.

Concordo com você Fernanda! Não resolve tanto aplicar uma metodologia em um setor enquanto outro segue com métodos tradicionais, mas mudar é um processo complexo porque envolve pessoas, até lembrei de um episódio da série "the office" onde uma situação similar é abordada. É necessário fazer ajustes para encontrar a maneira onde todos os setores se conversem.

Como foi dito no case da Algar, "a vivência é um passo fundamental para a compreensão dos métodos ágeis". Partindo desse ponto, realmente até conseguir implementar de fato essas metodologias existe muito stress e muitas incertezas. "O grande desafio está na mudança de mindset”, como explicou a diretora da empresa.

Olá Ana Carolina, também observei a mesma coisa, atuei em uma empresa, que os donos possuíam a visão e a intenção de implementar métodos ágeis com a introdução de novas tecnologias, porém a equipe não aceitava a ideia e se mantinha firme com a convicção que as inovações atrapalhariam seu desempenho, a desculpa era que eles iriam ter que aprender novos processos e isso atrapalharia uma coisa que estava boa para eles, tal comportamento gerava uma grande frustração, já que diariamente clientes indagavam sobre os métodos de trabalho estarem em descompasso com nossa realidade atual.