1
resposta

Implementação do Fórum ou outro canal ligado à Alura e seus clientes

Anos atrás quando eu fazia parte da administração de um fórum com foco em programação, eu iniciei a implementação de um teste no fórum que consistia de inserir uma área de "Desafios" em cada seguimento, e em determinada frequência, nós colocavamos desafios e atividades relaciadas a área para os membros exercitarem seus aprendizados. Por que? Porque embora na época já existisse cursos e tutoriais, era comum os membros relatarem "não saberem o que fazer", "sem ideia", pedirem "indicação de projetos para ganhar experiência"... Hoje eu percebo que essa característica ainda se mantém na nossa área de tecnologia.

A ideia fez os membros ficarem mais ativos, a procurarem mais pelos assuntos, a quebrarem a cabeça durante os desenvolvimentos, a compararem seus resultados com os demais e descobrirem novas formas de melhorar, e toda essa prática só tem a agregar aos membros participantes. E "em troca" pela participação nós dávamos pontos no fórum, xp, tags de troféus que ficavam nos perfis dos membros "ganhadores" quando se tratava de competição...

Hoje usufluindo e passeando aqui no fórum, senti falta desse tipo de coisa, só temos um canal focado em tirar dúvidas, mas não temos canais aqui na plataforma para se comunicar com outros membros diretamente, ou para criar grupos para desenvolver alguma atividade ou projeto juntos. Somente os exercícios dos cursos e o fórum pra tirar dúvidas. Mas nada com foco no insentivo da pratica "fora da bolha" e do "passo a passo" dos cursos.

Deixo aberto por aqui a sugestão, vale a pena pensar com carinho na hipótese pois tenho certeza que só fará a qualidade dos profissionais "estudantes" aqui da Alura aumentar, e a marca só tem a ganhar com isso.

1 resposta

Oi Thiago, tudo certo por aí?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Suas sugestões são muito valiosas! Agradecemos pelo feedback.

Aqui na Alura, estamos em constante movimento para aprimorar a experiência de aprendizado de nossas alunas e alunos. Acreditamos que colocar a mão na massa e se desafiar é essencial para que a pessoa que está aprendendo conosco desenvolva autonomia e que o conhecimento seja bem internalizado. Levando isso em consideração, alguns projetos já estão em prática, tanto dentro da plataforma quanto fora dela:

No 7 days of code, propomos desafios diários durante 7 dias na tecnologia que a pessoa está aprendendo, de acordo com o nível de conhecimento já adquirido. A cada dia, um novo desafio chega na caixa de entrada do e-mail.

Já os challenges são desafios que seguem os moldes de solicitação, execução e entrega de um projeto para as empresas que você irá trabalhar no futuro. São 4 semanas para a construção do projeto, onde você receberá uma demanda e terá que implementá-la.

Nas imersões temos uma semana de aulas intensas onde criamos um projeto do zero, com suporte da comunidade, lives e discussões aprofundadas da tecnologia.

Temos também a comunidade de alunos e alunas no Discord, em que é possível trocar experiências com outras pessoas que estão estudando na Alura e fortalecer networking, além de ficar sabendo dos eventos e desafios antes que eles aconteçam:

Forte abraço, Thiago! Estou a disposição

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software