1
resposta

Implementação do ciclo PDCA em um cenário empresarial

Identificado o problema: Problemas de qualidade nos produtos, insatifação do cliente e custos elevados de retrabalho. Podem parecer 3 problemas distintos, contudo, me parece que um está acarretando o outro. Desta forma, podemos levar que os 3 são um problema só.

vamos dividir a ação em passos:

  1. destque um objetivo: Onde vocês querem chegar? Qual o nível de qualidade que vocês desejam atingir?
  2. Uma vez identificado o problema, analise o que causa ele.
  3. Agora, busque a causa-raís do problema, ou seja, aquela que realmente afeta, cuja uma vez reslvida, as demais podem desaparecer.
  4. faça um plano de ação para "matar" a causa-raís do problema.
  5. Treine a equipe em questão para realizar o plano de ação.
  6. Execute o que está no plano de ação.
  7. Acompanhe a equipe durante o período de execução.
  8. Colete dados em certos períodos de tempos pré-estabelecidos sobre a realização do plano de ação.
  9. Cheque esses dados para realizar uma analise, para verificar se as novas ações estão trazendo resultados positivos ou negativos.
  10. Aja em cima dos resultados da verificação. Ou seja, as tarefas que trouxeram pontos positivos têm de serem mantidas, equanto aquelas que trouxerem resultados negativos, descarte.
  11. Continue a realizar todo este processo até atingir a "quase perfeição".
1 resposta

Olá, Felipe! Como vai?

Você trouxe ótimos passos que podem ser realizados dentro do PCDA. Obrigada por compartilhá-los com a comunidade Alura e parabéns por exercitar seus conhecimentos na atividade proposta!

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada :)

Abraços e bons estudos!