Identificado o problema: Problemas de qualidade nos produtos, insatifação do cliente e custos elevados de retrabalho. Podem parecer 3 problemas distintos, contudo, me parece que um está acarretando o outro. Desta forma, podemos levar que os 3 são um problema só.
vamos dividir a ação em passos:
- destque um objetivo: Onde vocês querem chegar? Qual o nível de qualidade que vocês desejam atingir?
- Uma vez identificado o problema, analise o que causa ele.
- Agora, busque a causa-raís do problema, ou seja, aquela que realmente afeta, cuja uma vez reslvida, as demais podem desaparecer.
- faça um plano de ação para "matar" a causa-raís do problema.
- Treine a equipe em questão para realizar o plano de ação.
- Execute o que está no plano de ação.
- Acompanhe a equipe durante o período de execução.
- Colete dados em certos períodos de tempos pré-estabelecidos sobre a realização do plano de ação.
- Cheque esses dados para realizar uma analise, para verificar se as novas ações estão trazendo resultados positivos ou negativos.
- Aja em cima dos resultados da verificação. Ou seja, as tarefas que trouxeram pontos positivos têm de serem mantidas, equanto aquelas que trouxerem resultados negativos, descarte.
- Continue a realizar todo este processo até atingir a "quase perfeição".