Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Implementação de clickItem no recycleview

Pessoal, dês do inicio do curso estou utilizando o recycleview ao invés do listview. Até agora tudo bem, mas cheguei na parte de eventos de click, vi que no recycleview é um pouco diferente. Eu já implementei o recycleview em Java, mas no Kotlin parece que tem umas peculiaridades, encontrei vários jeitos na internet, mas nenhum me convence de ser um método mais adequado.

Alguém pode me ajudar nessa parte? Segue com documentação ou exemplos? Se alguém também utilizou recycleview me da um help.

6 respostas

Oi Daniel, tudo bem ?

Cara acho que não existe um jeito padrão de fazer, você vai ver diversas implementações, uma que gosto bastante é pensar no pattern delegate, que no kotlin a gente pode utilizar o conceito de high order function para implementar.

Opa Matheus, tudo bem? Massa, estou aprendendo sobre o conceito de high order function. Tem algum exemplo que possa me mostrar?

Seria algo assim:

class Adapter(val lista : List<Objeto> ,val funcao : (Objeto) -> Unit) : RecyclerView.Adapter<SeuViewHolder> {

    // metodos do adapter


    override fun onBind(holder : SeuViewHolder, posicao : Int) {
        // recupera o item dessa posicao  
        // val obj 
        holder.bind(obj)
    }

    inner class SeuViewHolder(view :View) : ViewHolder(view) {

        fun bind(obj: Objeto) {
            itemView.setOnClickListener {
                funcao(obj)
            }
            //resto do bind
        }
    }
}

Ai na hora que tu for definir o adapter tu faria algo assim :

// qualquer lugar que vá criar o adapter

val adapter = Adapter(objetos) {objeto -> seu click}

humm Interessante Mateus Eu achei massa essa questão de você chamar uma função dentro de outra função Achei um exemplo tipo esse hoje no stackoverflow comprei o livro de Kotlin tambem, vou ver se tem algumas coisas para entender mais esse conceito.