Do ponto de vista do usuário que irá interagir com a minha aplicação, qual impacto de se utilizar um atributo privado?
A utilidade dele é apenas para indicar a um programador que ele não deve ser acessado diretamente, certo?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Do ponto de vista do usuário que irá interagir com a minha aplicação, qual impacto de se utilizar um atributo privado?
A utilidade dele é apenas para indicar a um programador que ele não deve ser acessado diretamente, certo?
Oi Daniel, como vai?
Não tem impacto para o usuário. O usuário não deve saber os detalhes da implementação de seu código, o importante para o usuário é que o programa cumpra com o seu objetivo, independente de como foi feito. Entretanto, para nós programadores, a estrutura de um código é de crucial importância, seja para manutenibilidade e também por boas práticas de codificação, e nisso, o atributo privado entra como uma boa prática de programação para que quando outro programador(a) for trabalhar no mesmo código tenha ciência de que o atributo não pode ser ou pelo menos não deveria ser acessado diretamente.
Qualquer dúvida é só falar, estou por aqui.
Grande abraço!