4
respostas

Immportante x Urgente

Boa Tarde, Se uma atividade é urgente, e urgência significa que não é importante, porém é agradável e fácil de ser resolvida, por qual motivo que pode gear sufocamento que resulta em esgotamento e estresse?

4 respostas

Oi Giane,

Entendo que isso pode gerar essa sensação de esgotamento pois a energia foi direcionado para uma atividade que não é importante.

Por exemplo, eu passo horas fazendo coisas urgentes, mas que no fundo poderiam ter sido proteladas para outro dia e meu líder me questiona o porquê daquela tarefa que era para ser feita o quanto antes e não foi feita, pode soar como um alerta, então tenho que direcionar todo meu tempoe energia mental para fazer o que é preciso, mas nem sempre consigo dar conta, em função do tempo.

Isso é apenas um exemplo para contextualizar o meu ponto de vista. Se fosse com você, como reagiria?

Talvez diferente de mim, não sei... Mas a ideia é pensar em cenários e em nossas atitudes. =)

Faz sentido?

Bom Dia Priscila! Entendi seu ponto de vista! E de fato as cobranças acontecem quando as atividades urgentes não são resolvidas.

Mas meu questionamento é em função de uma atividade urgente ser uma agradável, conforme consta nos slides. Sendo agradável não deveria causar esgotamento, tendo em vista que quando executando algo agradável nos enchemos de um sentimento de realização e prazer.

Ah sim, Giane,

Entendi. =)

Não tinha pensando nesse ponto de vista.

Oi Giane e Priscila,

Vou meter o bedelho aqui e dar a minha opinião rsrs

Na minha percepção o que causa o esgotamento é a somatória de "urgências não importantes" resolvidas. Se for urgente e importante precisa ser resolvido sim, e rapidamente (ela tem necessidade da minha atenção e afeta os meus resultados). Então, a questão é o que é urgente mas não é importante, mas que acaba consumindo nosso tempo justamente por trazer aquele pequeno prazer.

Ficamos momentaneamente com a sensação de "uau, cumpri, que gostoso", mas somando isso ao final do dia, ou quando você é cobrado por algo que era urgente e importante e não foi feito, vem a pancada no estômago e o esgotamento. "Poxa, fiz tanta coisa mas isso que eu deveria ter feito não fiz." Acredito que mesmo as coisas prazerosas cansam sim quando somadas ou realizadas por longo período e, juntando ao fato de perceber que algo TINHA MESMO que ser feito e não foi, a sensação é de esgotamento.

Seria por aí?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software