Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Imersão x engajamento

Qual a diferença entre as abordagens imersão engajamento, citados na aula 2- Design Thinking, me parece a mesma coisa. Não ficou claro.

1 resposta
solução!

Oi Erika!

Uma das formas que facilita no entendimento destas 2 abordagens é a seguinte:

A Imersão está mais voltada no sentido de pesquisar e obter o feedback direto dos usuários que utilizam aquele produto ou serviço. Nesse caso, você fará entrevistas diretamente com o usuário, e assim conseguirá validar suposições que você imagina que afetam a experiência do usuário em si.

Já o conceito de Engajamento se dá mais para a ideia de você literalmente se colocar no lugar do cliente naquela situação. Você passa a usar aquele produto ou serviço em condições similares ao seu público alvo, e dali você mesmo começa a levantar ações que poderiam ser levantadas para melhorar a experiência geral daquela atividade.

Existem diversas abordagens que podem ser tomadas para gerar uma maior empatia pelo usuário, e cada uma delas pode gerar diferentes insights dependendo do contexto em que você as utiliza. No começo, vale a pena testar diferentes abordagens, e entendendo melhor o seu público você terá uma ideia mais clara de qual será o melhor caminho a se seguir!

Espero ter ajudado! Sucesso e bons estudos!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software