Há alguma regra para eu saber se uso o mostra dentro ou fora da função?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Há alguma regra para eu saber se uso o mostra dentro ou fora da função?
De modo geral, uma função é um "subprograma" que pode ser chamado por código externo à função. Como o próprio programa, uma função é composta por uma sequência de instruções chamada corpo da função . Os valores podem ser passados para uma função e a função retornará um valor.
Me arrisco dizer que não há uma regra geral para saber se o uso do "mostra" deve ser dentro ou fora da função. Isso porque o "mostra" é uma função, para mostrar a mensagem que foi escrita no método document.write().
As funções podem ficar dentro de outras funções, e também fora delas. O algoritmo (a sequência, o passo a passo que o código é executado) é determinante para que você saiba onde chamar uma função. Nos exemplos que o professor criou, existiam funções isoladas e outra em uma sequência de código. Ou seja, tudo vai depender da solução que você está buscando ao escrever seu código.
Espero de ajudado. Bons estudos.