1
resposta

Imagens não ficam disponíveis no SAF ou na API MediaStore

Estou tendo dificuldades de acompanhar o Curso, pois as imagens que faço upload não são reconhecidas pelo emulador em nenhum momento, por exemplo:

Emulador: Pixel 7 Pro API 34

Captura de Tela de Explorador de Arquivos

As imagens foram upadas para o compartilhamento externo do Sistema de Arquvios, porém, não importa quantas vezes eu reinicie o emulador, elas não ficam disponíveis.

Captura de Tela do Storage Access Framework - SAF

Isso acontece também para emuladores com versões mais antigas do Android

Emulador: Pixel 6 Pro API 30

Captura de Tela do SAF API 30 - Android R

A mesma coisa acontece, as imagens não ficam disponíveis, somoente quando navego diretamente para a pasta de Downloads:

Captura de Tela da SAF na pasta de Download

E tanto em um emulador quanto o outro, a API MediaStore não acessa as imagens sempre totalizando zero imagens para as lições da Aula 3 do Curso:

Captura de Tela do Logcat do Android StudioNão sei se o sistema operacional (Linux, DIstro Ubuntu 22) pode estar influenciando em algo, mas tem sido bem dificil continuar as aulas visto que o ambiente não acompanha o funcionamento.

1 resposta

Olá, Matheus, como vai?

Esse problema pode estar relacionado à forma como o emulador lida com o sistema de arquivos e o armazenamento externo. Vou deixar algumas sugestões para te ajudar a resolver:

  1. Configuração do Android Manifest: Verifique se o aplicativo tem as permissões corretas para acessar o armazenamento externo. A partir do Android 11 (API 30), houve mudanças na forma como os aplicativos acessam o armazenamento, então a permissão MANAGE_EXTERNAL_STORAGE pode ser necessária para acessar pastas compartilhadas.
<uses-permission android:name="android.permission.READ_EXTERNAL_STORAGE"/>
<uses-permission android:name="android.permission.WRITE_EXTERNAL_STORAGE"/>

Embora o SAF seja independente dessas permissões em alguns casos, dependendo da versão do Android, isso pode fazer diferença.

  1. Tente usar as outras pastas compartilhadas: Durante a atividade, o instrutor comenta que pode acontecer de não conseguir ter o acesso a alguma das pastas, considere testar fazendo o upload dos arquivos nas outras duas (a emulated ou a 1421-2401).
  2. Limpeza do Cache do Emulador: O emulador pode estar armazenando informações de cache sobre o estado do sistema de arquivos. Tente limpar os dados e o cache do emulador.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado