2
respostas

Imagens ilustrativas sendo marcadas como conteúdo

Na questão, diz que é errado ter imagens ilustrativas sendo marcadas como conteúdo. E justifica:

Importante sempre separar as responsabilidades entre o que é visual e o que é conteúdo. Iconografia normalmente tem caráter visual, e o que for visual temos que fazer no CSS. Seja usando um background-image ou um ::after/::before. Você pode ver o código-fonte direto na home da Alura Língua.

Por que não devemos informar ao usuário de leitor de tela que ali existe um ícone de um microfone, por exemplo, através de um alt? A questão, inclusive, informa em outra alternativa que isso prejudicaria a acessibilidade, mas não entendi muito bem essa separação entre o que é visual e o que é conteúdo, quando na verdade o ícone traz conteúdo para o usuário.

Valeu!

2 respostas

Fala aí Filipe, tudo bem? Vamos lá:

mas não entendi muito bem essa separação entre o que é visual e o que é conteúdo, quando na verdade o ícone traz conteúdo para o usuário.

Concordo, o ícone é um conteúdo para o usuário, mas, é apenas um conteúdo visual, apenas para estilo e não tem uma certa importância e relevância para ele.

Geralmente, nesse tipo de situação, informamos a imagem através do CSS, pois ele é o responsável por lidar com estilização e regras visuais.

Diferente se fosse uma imagem de um produto, essa imagem não é apenas para estilização, ela possuí uma importância para que o usuário veja o que ele está comprando.

A ideia é mais ou menos essa.

Espero ter ajudado.

Oi, Matheus! Entendi o que vc quis dizer, mas discordo sobre "o ícone é um conteúdo para o usuário, mas, é apenas um conteúdo visual, apenas para estilo e não tem uma certa importância e relevância para ele.".

O ícone tem relevância para qualquer usuário, afinal, permite que o entendimento do tópico seja clarificado, facilitado.

Caso eu tenha essa percepção, posso inserir um alt neste ícone, né?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software