3
respostas

Imagem e EBS

Olá, vou fazer perguntas bem de iniciante . Se tiver algum outro curso que explique melhor essas coisas, me avise por favor ;)

Para que que serve a criação da imagem? O snapshots seria a mesma coisa que criar um backup?! O EBS seria como um HD externo? Como eu faço para saber qual tamanho (GiB) devo criar meu EBS?

3 respostas

Olá Enzo, tudo bem? Não, esse é o curso que fala sobre toda essa parte de EC2, porém alguns conceitos como o EBS também é apresentado no curso Amazon Lightsail. A criação de uma imagem, é justamente para criamos uma imagem personalizada, pense o seguinte: Temos uma aplicação que vai precisar ter o NodeJS instalado na máquina, e também o projeto, isso porque poderemos ter em algum momento um pico enorme de acessos e vamos precisar de outra máquina pra atender a demanda, então já criamos uma imagem, com o NodeJS e com a nossa aplicação toda configurada, e já configurada com o mesmo banco de dados, assim podemos simplesmente (e rapidamente) criar uma nova máquina EC2 já com tudo pronto, só vamos precisar adicionar no LoadBalancer pra ele mandar as requisições para ele e pronto, vamos conseguir atender a todas as requisições, porém depois de um tempo o número de requisições caiu e precisamos destruir a máquina pra não pagar mais do que o necessário, então podemos destruir e quando tivermos a necessidade é só criar a partir da imagem, e não vamos precisar configurar mais nada, porque a imagem já está pronta com tudo que é necessário.

Sim, os Snapshots são backups dos volumes EBS, e partir deles podemos recuperar, ou recriar máquinas que tenham dado algum problema, ou simplesmente para backup mesmo.

Sobre "EBS seria como um HD externo?" Na verdade não e sim, quando criamos uma máquina EC2 ele já tem um EBS acoplado na mesma, então nesse caso não é um HD externo porque ele é o primário. Porém podemos adicionar mais EBS a medida que precisemos, então sim pode ser nesse caso um HD externo.

Já sobre "como eu faço para saber qual tamanho (GiB) devo criar meu EBS?" Você precisa verificar o tamanho da imagem que você vai usar na máquina, geralmente são pequenas, e também sua aplicação, e a parte de dados, você vai usar um banco de dados externo como o RDS (Relational Database Service) da Amazon, e os objetos (se sua aplicação tiver) como imagens arquivos e outros, onde vão ficar armazenados? Se for num serviço como o Amazon S3 você poderá utilizar uma máquina com um EBS menor, porém se for armazenar essas coisas na própria máquina já vai precisar de mais espaço de armazenamento.

Espero ter esclarecido sua dúvidas!

Entendi. Então as imagens tem essa finalidade de replicar a mesma configuração para uma nova instância.

Sobre o EBS, legal, entendi, muito obrigado! Única coisa que eu ainda não consegui achar sobre o EBS é um jeito prático de reduzir o tamanho. A AWS não deixa apenas reduzir e criar um novo sem perder as informações do antigo. E fazer isso manualmente me pareceu algo bem avançado. Você saberia me dizer se de fato é bastante complexo fazer essa redução ?

Sim, Enzo, na realidade sim, porque aumentar é bem simples, porém reduzir o disco sempre implica em perder alguma coisa, já que os arquivos ficam alocados em vários setores do disco, então isso pode sim ocorrer.