Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Imagem do banco de dados

Como eu crio uma imagem a partir de uma banco de dados existente? "SQLServer" e como fazer alteração nesse banco depois de ele entrar em produção?

1 resposta
solução!

Oi Gabriel, tudo bom?

Acredito que a forma ideal de fazer isso seja extrair um dump do banco antigo, criar um novo e importar esse dump no novo.

Porém, também é possível criar um volume no docker apontando pra pasta raiz do banco de dados dentro do container e reapontar pra pasta do seu banco local. Tomando o cuidado de garantir que seu container condiz exatamente com a versão do seu banco local.

Tendo o banco migrado, você pode acessar ele atravez da linha de comando por SSH. Ou seja, entrando no servidor a acessando o container do docker via comando:

docker exec -it nomeDoContainerDoBanco bash
// daqui pra frente é só acessar o mysql:
mysql -uroot -p

Ou, você pode expor a porta 3306 (padrão do mysql, mas a ideia é a mesma pros outros bancos) do container do banco e acessar via linha de comando por fora do servidor.

Uma outra opção é procurar ferramentas que automatizam esse processo de acessar via SSH e fazer a conexão com o banco como o Sequel PRO/MysqlWorkbench/etc

Abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software