Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Vanessa! Tudo bem?
Sou Vítor. Estou passando por alguns fóruns como parte do meu plano de estudos, tentando aprender mais e também contribuir com algumas ideias quando possível.
Achei muito interessante a sua proposta de unir Atena, uma figura ligada à sabedoria, com o tema de dados e inteligência artificial. A ideia tem bastante potencial visual e conceitual.
Queria deixar apenas uma contribuição que pode ajudar em futuras gerações de imagem: em ferramentas de IA, quanto menos informações colocamos no prompt, mais liberdade criativa a IA costuma ter. Isso pode gerar resultados bonitos, mas também pode fazer com que a imagem fique menos fiel ao que imaginamos.
Por outro lado, quando o prompt é mais detalhado, a IA tende a entender melhor elementos como personagem, roupa, cenário, iluminação, estilo visual e composição.
Ou seja: prompt curto dá mais liberdade; prompt detalhado dá mais controle.
Um exemplo de prompt mais direcionado seria:
"Athena, the Greek Goddess of Wisdom, depicted as a modern data scientist. She is wearing a polished bronze breastplate over a sleek white silk chiton. She has a golden owl perched on her shoulder. Her grey eyes are focused on shimmering holographic data visualizations, complex 3D graphs, and neural network nodes floating in the air. The background is a high-tech library with marble columns integrated with fiber optic cables. Cinematic lighting, hyper-realistic, 8k, golden hour glow, intricate details on the armor, sharp focus on the digital interfaces."
Esse tipo de descrição ajuda a IA a chegar mais perto da imagem desejada, principalmente quando queremos algo mais específico, como Atena sendo representada como uma cientista de dados moderna.
Uma dica que também pode ajudar bastante: caso a pessoa ainda não tenha prática em escrever prompts, ela pode usar uma segunda IA para estruturar melhor a descrição antes de gerar a imagem final. Por exemplo, pedir para uma IA criar um prompt mais completo e depois usar esse prompt em outra ferramenta de geração de imagem.
No meu caso, já testei esse processo usando o Gemini para organizar o prompt e depois o ChatGPT para gerar a imagem. O resultado ficou bem mais próximo do que eu queria.
Dica bônus: na minha percepção, algumas ferramentas têm melhorado muito em geração de imagem. Antes eu sentia que o Gemini estava bem à frente nesse ponto, mas nas versões mais recentes o ChatGPT também evoluiu bastante e já consegue entregar resultados muito fortes, dependendo principalmente da qualidade do prompt.
No geral, gostei bastante da sua ideia. Meu complemento é mais no sentido de mostrar como pequenos ajustes no prompt podem deixar o resultado ainda mais preciso e profissional.