1
resposta

Imagem deusa Atenas estudando dados

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Vanessa! Tudo bem?

Sou Vítor. Estou passando por alguns fóruns como parte do meu plano de estudos, tentando aprender mais e também contribuir com algumas ideias quando possível.

Achei muito interessante a sua proposta de unir Atena, uma figura ligada à sabedoria, com o tema de dados e inteligência artificial. A ideia tem bastante potencial visual e conceitual.

Queria deixar apenas uma contribuição que pode ajudar em futuras gerações de imagem: em ferramentas de IA, quanto menos informações colocamos no prompt, mais liberdade criativa a IA costuma ter. Isso pode gerar resultados bonitos, mas também pode fazer com que a imagem fique menos fiel ao que imaginamos.

Por outro lado, quando o prompt é mais detalhado, a IA tende a entender melhor elementos como personagem, roupa, cenário, iluminação, estilo visual e composição.

Ou seja: prompt curto dá mais liberdade; prompt detalhado dá mais controle.

Um exemplo de prompt mais direcionado seria:

"Athena, the Greek Goddess of Wisdom, depicted as a modern data scientist. She is wearing a polished bronze breastplate over a sleek white silk chiton. She has a golden owl perched on her shoulder. Her grey eyes are focused on shimmering holographic data visualizations, complex 3D graphs, and neural network nodes floating in the air. The background is a high-tech library with marble columns integrated with fiber optic cables. Cinematic lighting, hyper-realistic, 8k, golden hour glow, intricate details on the armor, sharp focus on the digital interfaces."

Esse tipo de descrição ajuda a IA a chegar mais perto da imagem desejada, principalmente quando queremos algo mais específico, como Atena sendo representada como uma cientista de dados moderna.

Uma dica que também pode ajudar bastante: caso a pessoa ainda não tenha prática em escrever prompts, ela pode usar uma segunda IA para estruturar melhor a descrição antes de gerar a imagem final. Por exemplo, pedir para uma IA criar um prompt mais completo e depois usar esse prompt em outra ferramenta de geração de imagem.

No meu caso, já testei esse processo usando o Gemini para organizar o prompt e depois o ChatGPT para gerar a imagem. O resultado ficou bem mais próximo do que eu queria.

Dica bônus: na minha percepção, algumas ferramentas têm melhorado muito em geração de imagem. Antes eu sentia que o Gemini estava bem à frente nesse ponto, mas nas versões mais recentes o ChatGPT também evoluiu bastante e já consegue entregar resultados muito fortes, dependendo principalmente da qualidade do prompt.

No geral, gostei bastante da sua ideia. Meu complemento é mais no sentido de mostrar como pequenos ajustes no prompt podem deixar o resultado ainda mais preciso e profissional.
Athena, deusa grega da sabedoria, representada de forma hiper-realista como uma cientista de dados moderna. Ela usa uma armadura de bronze sobre uma túnica branca, com uma coruja pousada em seu ombro. À sua frente, há painéis holográficos com gráficos, redes neurais e visualizações de dados. O cenário mistura uma biblioteca clássica com colunas de mármore e tecnologia futurista, iluminado por uma luz dourada cinematográfica.