1
resposta

Imagem, bloco ou elemento?

Olá! Percebi que no video, a imagem .logo foi nomeada como bloco, porém, banner__imagem foi nomeado como elemento. Gostaria de entender porque eles são tratados de formas diferentes, mesmo exercendo a mesma função. Grato!

1 resposta

Tecnicamente, no BEM, um bloco é a representação de uma parte da pagina que não depende de nada para existir. Trazendo para o nosso mundo, seria os objetos. Uma cadeira, por exemplo, existe por si só, logo seria um "bloco", enquanto que cada pedaço que forma a cadeira, seriam elementos dela. Sendo assim, a logo se encaixa como um bloco, uma vez que ela não depende de outra parte do site para existir, eu posso simplesmente usar ela sozinha.

Porém, por outro lado, tornar cada pedaço da pagina num bloco, na minha opinião, não seria tão interessante, pois iria criar diretorios, arquivos, etc. para algo que nao seria muito reutilizado.

Eu prefiro, portanto, tornar algo num bloco quando eu sei que vou reutilizar varias vezes. Mas quando é algo mais isolado, que fica apenas presente numa parte, eu deixo como elemento.

OBS: mesmo com tudo isso, se nao me engano, supondo que realmente era a mesma logo, com estilização semelhante, eu tornei a logo num bloco e reutilizei nesse banner__imagem.