Então Basicamente essa classe do Java IllegalStateException serve para indicar que um determinado trecho do meu código vai ter algum erro? pelo que entendi ele seria útil então para simular uma exceção e depois tratar?
Então Basicamente essa classe do Java IllegalStateException serve para indicar que um determinado trecho do meu código vai ter algum erro? pelo que entendi ele seria útil então para simular uma exceção e depois tratar?
Não é bem isso, o IllegalStateException sinaliza que um método foi invocado em um tempo ilegal ou inadequado. Em outras palavras, o ambiente Java ou o aplicativo Java não está em um estado apropriado para a operação solicitada.
Por exemplo se eu to rodando uma rotina e o programa tá lá ocupado pensando e calculando, aí clico em um botão no meu formulário para fazer outra coisa (usuários impacientes) aí posso tomar um IllegalStateException porque tentei chamar algo no meu programa enquanto fazia outra coisa e não coloquei uma trava pro usuário não clicar enquanto o programa pensa.
Na prática a gente cria o programa os alpha/beta testers e usuários em geral vão testando e relatando os bugs, nós pegamos esses erros e consertamos eles usando try catch.