2
respostas

生き甲斐 (Ikigai)

生き, Iki = Viver 甲斐, Gai = "Valer a pena".

Em japonês, mas eu queria citar Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

É importante equilibrar as coisas da vida, mas também é podemos também mudar nossas percepções sobre nossas tarefas e nossos dia a dia.

Eu trabalho na área de suporte, como líder de um time, e costumo buscar soluções que se alinhem com as vontades dos colaboradores, por 2 anos ninguém do meu time quis sair e tive a melhor avaliação comparado com lider de outros times . Acho que alinhar as expectativas com claresa para que os colaboradores saibam quais são as limitações das inovações que podem criar na função e quais são as perspectivas é muito importante para que o colaborador possa chegar perto do ikigai, ou pelo menos enxergar valores que façam sentido para poder desenvolver esses colaboradores e criar um ambiente saudável de trabalho.

2 respostas

Oi, Ricardo. Tudo bom?

Adorei sua reflexão sobre o conceito de Ikigai e como você aplica isso na sua liderança. Isso mostra uma grande sensibilidade e preocupação com o bem-estar e desenvolvimento de sua equipe.

Acredito que a sua prática já esteja muito alinhada com o exercício proposto. O Ikigai é justamente um exercício de autoconhecimento e reflexão sobre o que nos faz sentir realizados e felizes. Ele nos ajuda a encontrar um propósito que esteja no cruzamento entre o que amamos fazer, o que somos bons, o que o mundo precisa e o que podemos ser remunerados para fazer.

Se você quiser aprofundar ainda mais essa reflexão, pode tentar fazer o exercício da mandala Ikigai que foi sugerido no link da aula. Nesse exercício, você vai desenhar um diagrama com quatro círculos que se sobrepõem, formando um espaço no centro. Em cada círculo, você vai escrever respectivamente: o que você ama, o que o mundo precisa, o que você pode ser pago para fazer e o que você é bom. O espaço no centro, onde todos os círculos se encontram, é o seu Ikigai, ou seja, o seu propósito de vida.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Olá, Ricardo! Tudo bem?

Que bela reflexão você trouxe para nós! O conceito de Ikigai é realmente muito inspirador e pode ser uma ótima ferramenta para nos ajudar a encontrar um equilíbrio em nossa vida profissional e pessoal.

Agradecemos por compartilhar seus conhecimentos e perspectivas conosco.

Fique a vontade para compartilhar suas dúvidas e comentários no fórum.

Bons estudos!