2
respostas

生き甲斐 (Ikigai)

生き, Iki = Viver 甲斐, Gai = "Valer a pena".

Em japonês, mas eu queria citar Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

É importante equilibrar as coisas da vida, mas também é podemos também mudar nossas percepções sobre nossas tarefas e nossos dia a dia.

Eu trabalho na área de suporte, como líder de um time, e costumo buscar soluções que se alinhem com as vontades dos colaboradores, por 2 anos ninguém do meu time quis sair e tive a melhor avaliação comparado com lider de outros times . Acho que alinhar as expectativas com claresa para que os colaboradores saibam quais são as limitações das inovações que podem criar na função e quais são as perspectivas é muito importante para que o colaborador possa chegar perto do ikigai, ou pelo menos enxergar valores que façam sentido para poder desenvolver esses colaboradores e criar um ambiente saudável de trabalho.

2 respostas

Oi, Ricardo. Tudo bom?

Adorei sua reflexão sobre o conceito de Ikigai e como você aplica isso na sua liderança. Isso mostra uma grande sensibilidade e preocupação com o bem-estar e desenvolvimento de sua equipe.

Acredito que a sua prática já esteja muito alinhada com o exercício proposto. O Ikigai é justamente um exercício de autoconhecimento e reflexão sobre o que nos faz sentir realizados e felizes. Ele nos ajuda a encontrar um propósito que esteja no cruzamento entre o que amamos fazer, o que somos bons, o que o mundo precisa e o que podemos ser remunerados para fazer.