Primeira vez que ouço a respeito do Ikigai. Estava a procura de algo para me ajudar a melhor definir meu propósito e finalmente encontrei e vou continuar fazendo. Muito Obrigada!
Primeira vez que ouço a respeito do Ikigai. Estava a procura de algo para me ajudar a melhor definir meu propósito e finalmente encontrei e vou continuar fazendo. Muito Obrigada!
Olá, Grasiela! Que bom que você encontrou algo que pode te ajudar a definir seu propósito, o Ikigai é uma ótima ferramenta nesse sentido.
No exercício proposto, você precisa completar algumas frases relacionadas ao que você ama, ao que você é bom em fazer, ao que você pode ser pago para fazer e ao que o mundo precisa. Depois, você deve fazer um cruzamento entre essas habilidades e definir um possível Ikigai.
Por exemplo, se na primeira pergunta você colocar que ama ajudar as pessoas, na segunda que é bom em comunicação, na terceira que pode ser pago para dar palestras e na quarta que o mundo precisa de mais empatia, você pode juntar essas habilidades e definir um possível Ikigai como ser um palestrante motivacional que ajuda as pessoas a desenvolverem empatia.
Lembre-se que o Ikigai é algo pessoal e único para cada indivíduo, então não existe uma resposta certa ou errada. O importante é refletir sobre suas paixões, habilidades, o que pode te sustentar financeiramente e como você pode contribuir para o mundo.
Espero ter ajudado e bons estudos!