Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

IIS x Kestrel

Trabalho com mvc a um tempo e estou fazendo este curso para entender melhor o mvc por baixo dos panos, mas fiquei com uma dúvida... qual seria a diferença ou como funciona a relação Kestrel e ISS... o IIS é o servidor usado tradicionalmente certo? E qual seria o papel do Kestrel?... ficou meio nublada essa questão para mim... Agradeço!

1 resposta
solução!

Meu pitaco:

Com o advento do dotnet Core, uma ferramenta multiplafatorma, não existia uma maneira muito simples de rodar uma página web como fazemos hoje com o visual studio e o iis Express por exemplo.

O Kestrel é um servidorzinho web que facilita muito o desenvolvimento mas não é indicado usar em produção (a documentação da microsoft indica usar o Kestrel atrás de um IIS/Apache/Nginx para ambientes de produção).

O IIS é um servidor bem mais robusto com várias outras opções além de simplesmente servir uma página web.

Um link com comparativo: https://stackify.com/kestrel-web-server-asp-net-core-kestrel-vs-iis/

Simplificando bem, acredito que o Kestrel deve ser visto como uma alternativa multiplataforma ao IIS Express.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software