Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Ignorar elogios para não perder o foco. Síndrome do impostor?

Apesar de agradecer e não ser indelicado, os elogios me parecem formas de tirar o foco e me tornar egocêntrico. Ignoro como se não tivesse ouvido. Isso também está relacionado com a síndrome do impostor? Outra questão: aceitar e considerar mais os elogios como resultado de seu trabalho não pode prejudicar no sentido de tornar o profissional "metido"? Como podemos administrar isso?

1 resposta
solução!

Oi Bruno,

Primeiramente, obrigada por compartilhar o seu comentário.

Entendo que os elogios também funcionam como um reforço positivo, é como se as pessoas nos indicassem que estamos no caminho certo, e a linha que separa isso da arrogância é muito tênue.

A questão é saber lidar com isso. Considero importante se apropriar do elogio sim (por mais que nem sempre a gente não concorde ou ache que a pessoa está exagerando) e que sirva como incentivo para continuarmos a melhorar a dia a dia no que estamos envolvidos.

Quando estamos entendemos a Síndrome do Impostor, conseguimos aceitar o elogio, mesmo sabendo que algo poderia ter sido melhor, e conscientes de que o que poderia ter sido feito, foi feito com a melhor das intenções.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software