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if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) ?

Olá professor! Na linha de código transcrita, porque chamamos a variável "desenha" , e não a função "habilitaDesenhar()" ? Pós embora testei com a função e não funcionou, agradecia o esclarecimento de sua parte.

Eu pensei que seria : if( habilitaDesenhar() && podeDesenharNaArea(x,y)) ?

  // usando a nova função 
    if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) {

        desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
    }
}

function habilitaDesenhar() { desenha = true; } function desabilitaDesenhar() {

desenha = false; }

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Fala, Délcio! Tudo bem contigo?

Vou pedir para postar seu código completo para podermos te ajudar ;-)

Ficaremos no aguardo!

Ola Casimiro !

Segue abaixo o código completo. Muito obrigado pela prontidão em ajudar.

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

       function desenhaPaletaDeCores() {
       desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
    }
      function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        // usando a nova função 
        if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;


function podeDesenharNaArea(x, y) {

        if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados) {
            return false;
        } else {
            return true;
        }

    }


    function selecionaCor(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        // cada condição muda a variável `corAtual`

        // começamos pela condição do y que é igual em todos os casos
        if (y > yQuadrados && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados) {

            if (x > xVermelho && x < xVermelho + tamanhoQuadrados) {

                corAtual = 'red';

            } else if (x > xVerde && x < xVerde + tamanhoQuadrados) {

                corAtual = 'green';

            } else if (x > xAzul && x < xAzul + tamanhoQuadrados) {

                corAtual = 'blue';
            }
        }
    }

    tela.onclick = selecionaCor;

</script>

Délcio...

O código não veio!

Clique no campo inserir código para colocar o código entre as crases ou, se preferir, temos um tutorial de como fazer formatação aqui no fórum.

Estamos no aguardo! ;-)

meta charset="UTF-8">

Olá, Délcio! Tudo bem?

Primeiro colocamos o valor da variável desenhacomo falso

var desenha = false;

e foram criados duas funções para que possamos "mexer" no valor dessa variável

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

Assim, quando usamos os eventos do mouse ao clicar ou não, torna essa variável verdadeira ou falsa conforme a função.

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

Feito essa introdução (rs), na sua dúvida sobre o desenha

  // usando a nova função 
    if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) {

        desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
    }
}

colocamos uma condição (if) para que todas as vezes em que o movimento do mouse for clicado e somado com a outra função podeDesenharNaArea, resultando em true, possa desenhar dentro do canvas.

Se em vez de colocarmos a função desenha optarmos pela função habilitaDesenhar ela sempre será true. Clicando ou não, desenhará constantemente!

        // usando a nova função 
        if (habilitaDesenhar && podeDesenharNaArea(x, y)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }

Pegou a ideia? Faça esse teste!!!

Espero ter ajudado, Délcio!

Bons estudos e conte conosco!