Olá, Délcio! Tudo bem?
Primeiro colocamos o valor da variável desenha
como falso
var desenha = false;
e foram criados duas funções para que possamos "mexer" no valor dessa variável
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
Assim, quando usamos os eventos do mouse ao clicar ou não, torna essa variável verdadeira ou falsa conforme a função.
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
Feito essa introdução (rs), na sua dúvida sobre o desenha
// usando a nova função
if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
colocamos uma condição (if) para que todas as vezes em que o movimento do mouse for clicado e somado com a outra função podeDesenharNaArea
, resultando em true, possa desenhar dentro do canvas.
Se em vez de colocarmos a função desenha
optarmos pela função habilitaDesenhar
ela sempre será true. Clicando ou não, desenhará constantemente!
// usando a nova função
if (habilitaDesenhar && podeDesenharNaArea(x, y)) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
Pegou a ideia? Faça esse teste!!!
Espero ter ajudado, Délcio!
Bons estudos e conte conosco!