Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

IDEs para PHP

Olá,

Vi um curso aqui para Zend mas parece que ele ensina em uma versão antiga do Zend. Para quem quer começar a utilizar uma IDE para desenvolvimento em PHP (que ainda ajude na sintaxe em HTML5, CSS3, JavaScript e Jquery), qual seria a indicada? Vi a Zend que é da própria empresa que mantém o PHP e vi o NetBens também . Qual IDE que facilita, seja mais produtivo o desenvolvimento e que tenha uma curva de aprendizado mais rápida (no uso da IDE) ? A ideia é praticar OO, MVC e ORM.

Meu ambiente é Windows.

Obrigado!!!

7 respostas

Oi Ivan, tudo bom?

As duas melhores IDEs que existem para PHP hoje são Eclipse (gratuito) e PHPStorm (pago).

Talvez eu seja um pouco suspeito pra falar porque eu e meu time usamos o PHPStorm no dia-a-dia, mas eu acredito que ele seja a melhor de longe.

Tanto pela simplicidade em configurar quanto na riqueza de recursos. Acho que o valor hoje em dia ta coisa de 10 dolares por mês e super vale o investimento.

O NetBeans é uma opção também mas ele não tem nenhuma solução especifica pra PHP e costuma ser um pouco mais pesado o que acaba exigindo um pouco mais da máquina =)

As 3 IDEs que eu comentei aqui estão disponíveis pra qualquer sistema operacional =)

Ok André, muito obrigado pelas dicas. Vou dar uma olhada no Eclipse e no PHP Storm

Boa noite, Ivan! Como vai?

Apenas como forma de fazer um adendo, também há o Visual Studio Code! Muito utilizado hoje em dia e também disponível para qualquer sistema operacional!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Ok, obrigado! Mas, Gabriel, o VS Code é uma IDE ou um Editor de Código, tipo o notepad ++ ?

solução!

Opa, Ivan! Ele é um editor de código! E, fazendo minhas as palavras da documentação:

Visual Studio Code combines the simplicity of a code editor with what developers need for their core edit-build-debug cycle. It provides comprehensive code editing, navigation, and understanding support along with lightweight debugging, a rich extensibility model, and lightweight integration with existing tools.

Não a toa ele é um dos editores mais utilizados hoje em dia no mercado!

Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Fala, Ivan. Conforme a galera já comentou, as melhores opções hoje são o PHPStorm (pago, mas vale mto a pena) e Eclipse.

Eu uso PHPStorm e vale demais! Recomendo muito.

Quanto ao curso desatualizado, você está certo. O curso é da versão 2 do Zend, e na versão 3 bastante coisa mudou.

No rodapé do site tem a opção "Sugira um curso". Talvez isso faça a galera priorizar o curso de ZF 3.

;-)

Ah, sobre a empresa Zend ser a empresa que mantém o PHP: A Zend é a criadora da Zend Engine, que é como se fosse a JVM do mundo PHP. É o principal (e "oficial") interpretador de código PHP. Mas quem mantém a linguagem é a comundiade. A Zend é uma das empresas que ajudam na manutenção, mas PHP é uma linguagem de código aberto e todos podemos contribuir.

:-D

Obrigado a todos pelas dicas e pelas informações!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software