1
resposta

Identificar Sazonalidade automaticamente

Olá! Percebi que o tamanho da sazonalidade norteou sua escolha do 7 para a média movel. Existe algum calculo estatico capaz de encontrar a sazonalidade 7 matematicamente?

1 resposta

Boas Eduardo! Tudo bem? Espero que sim.

A média móvel sempre usa um período como base. Esse período enretanto, é definido de forma arbitrária, justamente porque ele aumenta o lag dos dados em relação ao período sem a média móvel e porque esse período deve ser escolhido de uma maneira que faça sentido para o problema.

Por exemplo, 7 dias, para essa análise faz sentido pois durante a semana, como vimos nessa aula, alguns óbitos do fim de semana são registrados na segunda-feira.

Outro exemplo de boa utilização de média-móvel em casos de covid é, na identificação do número de casos, sabemos que o tempo médio para o aparecimento de sintomas é de 5 dias. Então podemos usar esse número como período de média móvel para tentar entender melhor a situação das pessoas que se contaminaram.

O importante na escolha do período da média-móvel é fazer uma escolha consciente e que possa ser justificada.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software