Oi, Felipe, tudo bem?
A unificação dos papéis de Product Owner (PO) e Scrum Master (SM) na mesma pessoa não é uma prática recomendada no Scrum tradicional, mas ela pode ocorrer, algumas empresas fazem adaptações específicas do framework.
Unificar os papéis de Product Owner (PO) e Scrum Master (SM) pode gerar conflitos de interesse, já que o PO prioriza o valor do produto, enquanto o SM foca no apoio ao time e na facilitação do processo. Além disso, isso sobrecarrega a pessoa, dificultando a atenção às duas funções. O equilíbrio entre as necessidades dos stakeholders e do time pode ser prejudicado, impactando tanto a entrega de valor quanto a fluidez do processo ágil.
Quanto à experiência técnica do Scrum Master, não é obrigatório que ele tenha experiência como desenvolvedor, mas pode ser benéfico em algumas situações. Um SM com conhecimento técnico pode entender melhor os desafios enfrentados pela equipe de desenvolvimento e ajudar a remover impedimentos de forma mais eficaz. No entanto, o mais importante é que o SM tenha habilidades de facilitação e uma boa compreensão do framework Scrum.
Espero ter esclarecido.
Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!