1
resposta

Identificando Complexidades - POPAI Snack

Escolhi 3 áreas para falar de 3 processos: produto, marketing e logística.

A empresa é a Popai Snack, que vende snacks naturais.

[Logística] Simples: organizar o estoque e padronizar os envios

Complicado: sazonalidade, previsível por análises e benchmark de outras empresas

Errar aqui pode gerar rupturas de estoque ou excesso de inventário, impactando diretamente a experiência do cliente e o fluxo de caixa da empresa.

No entanto, o preço dos insumos depende de fatores externos e imprevisíveis (nesse caso seria complexo? ou desordem? É uma pergunta haha.)

[Marketing] Complexo: as campanhas de marketing e a forma como comunicamos precisam ser sempre ajustadas. A internet se move muito rápido e as tendências de consumo também, então temos que estar atentos às mudanças nos comportamentos de compra e as tendências de engajamento No entanto, nossos valores podem ser considerados como simples, pois é algo constante

[Produtos] Complexo: aqui também, as tendências de consumo dos clientes mudam rapidamente, especialmente no mercado de alimentação saudável. O que é bom pra saúde hoje pode ser descoberto que não é amanhã. Precisamos sempre estar atentos às informações sobre novas demandas (como ingredientes populares ou dietas da moda) e garantir que temos produtos constantemente atualizados e que a gente não perca oportunidades de mercado.

Complicado: Mas podemos ter previsibilidade do que está emergindo, uma vez que geralmente essas tendências vem de fora antes de chegar aqui no Brasil. E a forma como será desenvolvida também depende de uma análise prévia então é possível se organizar para essa mudança.

Temos que usar uma combinação de análise mais específica (complicado) para otimizar operações e experimentação (complexo) para inovar e adaptar cada vez melhor e mais rápido de acordo com as tendência no mercado

1 resposta

Oi, Fabio! Como vai?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise das áreas de produto, marketing e logística. Você destacou bem as diferenças entre o que é simples, complicado e complexo. Quanto a sua dúvida, fatores externos são imprevisíveis, então podem sim ser classificados como complexo, já que fogem de padrões conhecidos.

Continue com essa abordagem de identificar as complexidades! E para lidar com incertezas, como o caso dos insumos, uma estratégia interessante pode ser a criação de cenários para antecipar ações.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!