Escolhi 3 áreas para falar de 3 processos: produto, marketing e logística.
A empresa é a Popai Snack, que vende snacks naturais.
[Logística] Simples: organizar o estoque e padronizar os envios
Complicado: sazonalidade, previsível por análises e benchmark de outras empresas
Errar aqui pode gerar rupturas de estoque ou excesso de inventário, impactando diretamente a experiência do cliente e o fluxo de caixa da empresa.
No entanto, o preço dos insumos depende de fatores externos e imprevisíveis (nesse caso seria complexo? ou desordem? É uma pergunta haha.)
[Marketing] Complexo: as campanhas de marketing e a forma como comunicamos precisam ser sempre ajustadas. A internet se move muito rápido e as tendências de consumo também, então temos que estar atentos às mudanças nos comportamentos de compra e as tendências de engajamento No entanto, nossos valores podem ser considerados como simples, pois é algo constante
[Produtos] Complexo: aqui também, as tendências de consumo dos clientes mudam rapidamente, especialmente no mercado de alimentação saudável. O que é bom pra saúde hoje pode ser descoberto que não é amanhã. Precisamos sempre estar atentos às informações sobre novas demandas (como ingredientes populares ou dietas da moda) e garantir que temos produtos constantemente atualizados e que a gente não perca oportunidades de mercado.
Complicado: Mas podemos ter previsibilidade do que está emergindo, uma vez que geralmente essas tendências vem de fora antes de chegar aqui no Brasil. E a forma como será desenvolvida também depende de uma análise prévia então é possível se organizar para essa mudança.
Temos que usar uma combinação de análise mais específica (complicado) para otimizar operações e experimentação (complexo) para inovar e adaptar cada vez melhor e mais rápido de acordo com as tendência no mercado