3
respostas

Identificador do ticket (ou nota fiscal) na tabela Fato

Boa tarde; Não entendi porque a dimensão degenerada Número do Ticket/Item, não entrou na chave primária composta na tabela de fato do exemplo do AtacaDez.

Grato!

3 respostas

Oii, Adilson! Tudo bem com você?

A dimensão degenerada "Número do Ticket/Item" não entrou na chave primária composta da tabela de fato porque ela não possui uma relação direta com as outras dimensões.

Ela é considerada um atributo que não está relacionado a nenhuma tabela de dimensão, mas é importante para a análise dos dados.

Se outra dúvida surgir, estamos aqui!

Abraços.

Olá Maria Isabel!

Entendi que não existe tabela dimensão para a identificação da venda, mas no meu entendimento, necessitamos ter um segmento da PK da tabela fato, identificando aquela venda. Estou certo?

Na minha modelagem que estou fazendo aqui para nossa empresa eu incluí um campo para identificação da venda em um seguimento da PK da tabela fato.

Por favor, observe meu modelo abaixo. A seta vermelha mostra o identificador da venda como um campo auxiliar da PK da tabela fato para deixar os registros de venda analíticos por ticket.

Estou certo em meu raciocínio?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oii, Adilson! Como vai?

Sim, você está certinho.

E sua modelagem faz completo sentido! Só um adendo que podemos nos atentar, curiosamente, também: em alguns lugares como supermercados, padarias e entre outros nós não precisamos identificar o cliente (às vezes não optamos por colocar CPF na nota - um exemplo da vida real). Podemos apenas ter como um atributo, que inclusive pode ser um campo nulo. ^_^

Se outra dúvida surgir, estamos aqui no fórum!

Abraços!