Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Identificação de Char Set em editores de texto

Já entendi que o ideal para o curso será utilizar um dos editores de texto indicados, e é o que farei. No entanto, vamos supor que eu quisesse usar outro, o Open Office por exemplo. Como eu identifico o Char Set que ele usa? Ou de qualquer outro editor? Apenas gostaria se saber onde encontro essa informação.

1 resposta
solução!

Olá Alessandra, tudo bem com você?

Para isso podemos tomar 2 alternativas, que acabam no final das contas sendo a mesma, que é sair procurando nas configurações do editor

Por exemplo, eu abri o Libre Office para fazer um pequeno teste, e indo em configurações > salvar , e tinha a opção de Conjunto de Caracteres

A outra forma, por exemplo, é pesquisar no site do editor, por exemplo o Word tem uma pequena documentação que mostra como identificar o charset utilizado e fazer alguma alteração

Então acaba sendo as alternativas para conseguir fazer essas mudanças, tipicamente os editores de textos sugeridos, por exemplo o VScode, contém uma barra inferior que indica a codificação que está sendo utilizada, por ser mais voltado para a programação :)

Mas no final das contas quando utilizamos editores que não tem esse foco principal, precisamos sair clicando em todas as configurações até encontrar algo, e podem haver alguns que não tenham essa opção :)

Mas as vantagens trazidas pelos indicados acabam fazendo com que a gente nem pense em utilizar esses outros!

Conseguiu compreender? Qualquer coisa estou a disposição!

Abraços e Bons Estudos :)