Como identificar as queries que mais consomem o banco? Não apenas aquelas lentas, mas também as que são executadas excessivas vezes. Qual a melhor forma de identificá-las?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como identificar as queries que mais consomem o banco? Não apenas aquelas lentas, mas também as que são executadas excessivas vezes. Qual a melhor forma de identificá-las?
Olá Leonardo, tudo bem?
Uma forma de identificar problemas de desempenho em um banco de dados, é utilizando ferramentas de monitoramento. Essas ferramentas conseguem identificar problemas existem nos bancos de dados, como por exemplo, as queries mais lentas. Por padrão ao instalar o MySQL uma ferramenta de monitoramento já é instalada automaticamente, a Mysqladmin, porém existem varias outras disponíveis no mercado, como MySQL Query Analyzer , mytop, entre outras.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Obrigado pela resposta Danielle... vou fazer alguma considerações.
mysqladmin: parece ser apenas uma ferramenta de administração e não de monitoramento.
mysql query analyzer: parece ser uma ferramenta boa, mas paga. Só existe na MySQL Enterprise Edition pela bagatela de USD 5,000
mytop: vou dar uma estudada nessa, que parece ser benquista pela turma.