14
respostas

Ideias e Oportunidades

Muitas sãos as ideias e como buscar as oportunidades? O que seria a dor real de um de um cliente?

14 respostas

Olá Dan.

Tudo bom?

Você poderia comentar qual é a aula que você se refere? Isso ajuda a contextualizar sua dúvida e agiliza na resposta também!

Fico no aguardo =)

Abraços.

Oi Dan, tudo bem?

Você consegue contextualizar a situação para podermos pensar juntos em alguma estratégia, por favor?

A dor real, são problemas da vida diária que enfrentamos, acho que é isso.

Olá, Dan. Pelo meu entendimento, dor real de um cliente seria, algum problema que o cliente tem e quer resolver, e pode resolver. Exemplo: Um grupo de potenciais clientes querem comprar (x) produto ou serviço, mas naquela localidade (País, cidade...) não tem, uma empresa pode visualizar essa "dor" com uma pesquisa de mercado. E criar o (x) produto ou serviço para aqueles clientes em potencial.

Neste caso uma necessidade do cliente certo.

Para encontrarmos a dor real do cliente (um problema que queremos resolver) precisamos investigar onde, no mercado que desejamos atuar, as pessoas fazem certa coisa, por que o jeito que fazem não é bom e como nós faríamos melhor. Exemplo disso: Henry Ford percebeu que o que as pessoas queriam era na verdade um cavalo mais rápido e mais confortável. Uma dor: pouca mobilidade e conforto. Solução: o carro a motor.

verdade Reginaldo, obrigado por compartilhar sua reflexão.

Então Dan; Para buscar as oportunidades, eu acredito que o mais necessário é ter os dois pés no chão (no sentido de não "sonhar muito alto"). Tendo essa firmeza, essa estabilidade, você consegue se dar um tempo para enxergar e discernir o que é uma oportunidade e o que é uma idéia, mas mais do que isso, você aprende a se conter para não fazer um investimento ou tomar uma atitude oportunista (simplesmente guiado por uma visão, ou um insight de uma situação, com a qual você sequer tem certeza se gostaria de estar se envolvendo ou não).

Pensando com clareza, sem se afobar, eu garanto que você sequer irá ter de buscar essas oportunidades; Quando você se der conta, as oportunidades aparecerão pra você - não porque "você merece", mas porque você aprendeu a olhar em profundidade.

A "dor real" de um cliente é tudo aquilo que gera um incômodo ou transtorno verdadeiro na vida desse cliente. Se o faz perder tempo, se estressar, ou ter qualquer tipo de prejuízo ou ainda, se o faz deixar de ter algum benefício que poderia estar tendo... esse fator/elemento pode ser interpretado como uma dor.

Espero ter ajudado ;)

A dor real do cliente é o motivo pelo qual ele está buscando ajuda na sua solução correspondendo de imediato suas expectativas.

Verdade, achei legal sua opinião.

Observamos que com o avanço tecnológico cada dia mais aparecem novas dores pro consumidor. E as empresas que vem se destacando com os produtos e/ou serviços são aquelas que o planejamento começou a alguns anos e que colocaram o produto como necessário no futuro. Um caso simples são os bancos. Hoje em dia existem muitas ofertas de bancos que não possuem agência física e o cliente resolve tudo por um app no celular. foi uma grande ideia, pois a maioria das pessoas não gostam de enfrentar as filas de banco, fora os problemas que se tem com o atendimento em si. Então essa era uma dor que existia e que foi em parte sanada pelos bancos ditos virtuais.

Observamos que com o avanço tecnológico cada dia mais aparecem novas dores pro consumidor. E as empresas que vem se destacando com os produtos e/ou serviços são aquelas que o planejamento começou a alguns anos e que colocaram o produto como necessário no futuro. Um caso simples são os bancos. Hoje em dia existem muitas ofertas de bancos que não possuem agência física e o cliente resolve tudo por um app no celular. foi uma grande ideia, pois a maioria das pessoas não gostam de enfrentar as filas de banco, fora os problemas que se tem com o atendimento em si. Então essa era uma dor que existia e que foi em parte sanada pelos bancos ditos virtuais.

A dor significa uma necessidade urgente que uma pessoa ou empresa precisa resolver e não esta conseguindo. Então você descobre sobre essa dor e encontra uma forma de resolver.

Show de bola Edson, também concordo com você.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software