Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

IDE's

Bom dia, Gostaria de saber como configurar o NetBeans ou o Eclipse para os projetos e exercícios do módulo JAVA 1 onde usamos somente o terminal para executar os códigos. Gostaria de substituir o Notepad por alguma IDE para que facilite os meus estudos me mostrando as possíveis combinações dos códigos que eu digito.

4 respostas

Olá Lucas, tudo bem?

O download do Eclipse poderá ser feito no site oficial: https://www.eclipse.org/downloads/eclipse-packages/

Abs

Lucas, após fazer o download no link indicado, as instruções são mais ou menos essas (podem mudar de acordo com a versão ou sistema operacional):

  1. Garanta que seus arquivos estão sozinhos em um diretório, por exemplo, ~/projetos/modulo-java-1/.
  2. Abra o Eclipse
  3. No menu do topo, clique File -> New -> Project
  4. Escolha o wizard para um Java project
  5. Configure deste modo:
    • Project name: nome do diretório do passo 1 (modulo-java-1)
      • Use default location: desmarcado
      • Location: o diretório ANTERIOR ao diretório do passo 1 (~/projetos)
      • JRE: configure de acordo com sua versão do java
      • Project layout: Use project folder as root for sources and class files
  6. Clique em Finish

Dentro do seu navegador de projetos, deve ter surgido um novo projeto com o nome do seu diretório de estudos de Java (no exemplo, modulo-java-1) com um pacote chamado default package, contendo todos os arquivos java existentes no diretório.

Para rodar um programa, basta que ele tenha o método main. No navegador do Eclipse, clique na classe com o botão direito e escolha Run as -> Java application. Outra opção é selecionar a classe no navegador e clicar no botão verde semelhante a um botão de play. Se não me engano, o atalho para isso é F11 ou Shift + F11.

Lucas usar a IDE é muuuito bom, mas é muito mais aconselhável você começar a programar com Notepad e terminal porque tu vai aprendendo o que tu tá fazendo, na IDE já tem tudo mais automático, mais mastigado. No começo quanto mais tu escrever melhor, acaba entretanto na tua cabeça mais facilmente, tanto que não é aconselhável nem ficar copiando e colando.

Outra coisa o eclipse é bem melhor que o NetBeans e aqui na Alura tem um curso de produtividade com o eclipse bem legal.

Boa sorte nos estudos!

solução!

Lucas, vou fechar o post. Se ainda tiver dúvida é só perguntar :)