Estou cursando o Iniciação em PHP (programação): Levei um tempinho fazendo os exercicios, para configurar o Eclipse PHP e testando, sem entrar no FORUM DE DISCUSSÃO! Mas quando cheguei no exercico Strings.php editei este assunto abaixo, que pode interessar e me ajudar nas dúvidas...
Como fiz para instalar meu Elcipse PHP para não usar o PhpStorm no momento: Baixei meu Php 8 no download, pelo site oficial do Php https://www.php.net/downloads.php no link da opção Windows (tenho notebook com Sistema Operacional Windows), 1ª opção "Non Thread Safe", conforme dicas aqui no curso de "introdução ao Php". Ok! Peguei a versão 8 (tive problemas com o Php.ini no antivirus Avast na versão 7.3.30) e instalei no notebook, basta escolher uma pasta (nova) criada abaixo do meu localhost (que é um tipo de apelid, para o seu path Localhost é = c:/users/nomeAdm - algo assim ) ótimo! nesta sub pasta nova descompactamos (unzip) o php8-nomedele.zip do download. Deu certo!
*Dúvida 1.1- Mas, o que significa fazer isto? Que o nosso notebook passa a ser um SERVIDOR de PHP aberto a todo mundo e não um servidor local (simulado, como o servidor local XAMPP) ? E quanto a segurança ? Afinal estamos começando a estudar Php e Web! *
nota: Meu Avast identificou o Php v.7.7.30 como um vírus e jogou para quarentena meu php.ini Dúvida 1.2 - O php.ini pode ser visto como um falso positivo de escuta do browser e ser removido para quarentena, pelo AVAST! Resolvi isto por enquanto, excluindo a versão (unziped files) 7.3.30 e instalando o php 8 acima!
Dai instalei o Eclipse PHP, que baixei em https://www.eclipse.org/downloads/ aquele pacote que tem opção para instalar todo tipo de Eclipse Java, Php etc. Ótimo! Configurei (Adicionei - ADD Server) um servidor, apontei para o local onde descompactei o Php8.zip (onde estão o PHP.exe icone roxinho e o PHP.ini) criei e configurei um Projeto Eclipse (minha pasta sob meu localhost:nnnn = C:\Users\nomeAdm ) apontei para este localhost:8-8- certo, acertei a variavel de ambiente do DOS Path com meu Php8 descompactado e finalmente rodou meu OlaMundo.php até o Strings.php, onde estava...
Mas eu tinha o XAMPP ( um simulador de servidor local no notebook seguro), instalado e quando levanto (Running) o server do Eclipse PHP, o Apache do SERVIDOR LOCAL do XAMPP não sincroniza com o Elcipse e continua em Stop no XAMPP! Logo o Eclipse não usa este servidor Local! Mas Eclipse server em Running é um Local Server também? O Xampp evita ter que assinar um Hosting externo com dominio e é mais prático, ágil e seguro para estudar e desenvolver no meu ver!
*Dúvida 1.3 - Meu Server Php em Running no Eclipse IDE Php é LOCAL (como o XAMPP) ou todo mundo pode entender que meu notebook é um servidor agora? É seguro isto para o aluno? Ainda não estudamos segurança, logins, criptografias, protocolos seguros, etc (se bem que não temos um dominio, mas um IP). Certo? Perdoem estamos só aprendendo Web Environment! *
Vamos entender isto, para quem optou por não usar o PhpStorm no curso Iniciação em PHP!
Nova Nota: No caso do XAMPP, li uma materia do própio Vinicius (instrutor Alura), se me lembro bem, pesquisando por fora no Google, onde explicou muito bem esta questão, nos informando ser desnecessário atualmente, instalar o XAMPP local, dominar Apache, estas coisas, pois a IDE tem o seu Local server, mais facilitado, para esta fase inicial de reciclagens e estudos!
Quanto a saber se meu notebook, se torna um servidor publico, ainda não ficou esclarecido para mim! Assunto quase de Infra! O ideal seria ter um ambiente, bem resguardado de aprendizagem, até que os alunos alcançem um grau de entendimento em cursos de segurança em programção e rede para instalar algo assim público. Se for só local e fechado, o conceito é ótimo! Assim testamos tudo in house (em casa) até aprender bem, dominar https e patterns seguros, redes, para então homologar (jogar) na rede mundial! Mas assim, nesta fase de aprendizagem, dou por praticamente resolvido esta minha preocupação pessoal!
Praticamente Resolvido, para não perdermos muito tempo, nestes cursos iniciais do Php!