Vou conseguir utilizar alguma IDE de verdade sem grandes problemas acompanhando o conteúdo do curso ? Me decepcionou bastante sendo em notbook virtual.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Vou conseguir utilizar alguma IDE de verdade sem grandes problemas acompanhando o conteúdo do curso ? Me decepcionou bastante sendo em notbook virtual.
Pedro, por que você não instala outro editor e testa?
Realmente concordo com o pessoal, o curso deveria partir já de uma IDE para o iniciante, pois na frente iremos precisar usar uma IDE, usar esse note para cursos que são para iniciante é uma pisada de bola grande, poderia ter uma aula para conhecer a ferramenta colab, mas nas seguintes já era para falar das IDEs, pois na prática é o que vamos usar no dia a dia.
Utilizando uma IDE você vai precisar fazer algumas coisas a mais, poucas mas vai precisar, por exemplo se você estiver utilizando o Pycharm ao utilizar o matplotlib o pycharm só vai executar se vc fizer o download desse package mas a própria IDE ja te avisa e se você clicar em install ela ja faz o serviço para você, bem fácinho. Tem algumas diferenças no código também, tem momentos que no colab ele chama a variavel e ela ja aparece o resultado, na IDE você precisaria do print(variavel) antes, com o matplotlib também, além do plt.plot(x, y) você vai precisar dar um plt.show() para exibir o gráfico, se não ele só cria o gráfico e não exibe.
Apesar do curso não passar utilizando uma IDE, nada impede de você instalar e sair se arriscando, buscando documentação quando algo que deveria acontecer não está acontecendo e tal, isso na verdade vai até te fazer aprender mais.