Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

"ID" gerado para referências.

Olá! Tudo bem?

Referente ao curso Java OO: entendendo a Orientação a Objetos:

No 8º vídeo da aula 02, a referência primeiraConta teve o valor impresso "Conta@15db9742" e no 1º vídeo da aula 04, a referência contaDoPaulo.titular teve o valor impresso "Cliente@15db9742". O primeiro está no projeto bytebank na classe CriaConta. Já o segundo está no projeto bytebank-composto na classe TestaConta. Nos arquivos disponibilizados pela Alura, a classe TestaMetodo possui contaDoPaulo e contaDaMarcela que possuem IDs iguais a primeiraConta e segundaConta da classe CriaConta. Na classe TestaContaSemCliente temos a criação de contaDaMarcela.titular que tem o mesmo ID de segundaConta e contaDaMarcela.

Qual é a relação? Como eles ficaram com o mesmo ID? O correto seria Conta e Cliente terem o mesmo ID depois do @? Se sim, por que não consigo isto quando crio projetos do zero?

Agradecida, Natacha.

2 respostas

Olá, Natacha! Tudo bem e você?

O ID gerado para referências é um número hexadecimal que identifica cada objeto criado na memória do computador. Esse ID é gerado automaticamente pelo Java e é único para cada objeto.

No caso das referências primeiraConta, contaDoPaulo.titular, contaDaMarcela e contaDaMarcela.titular terem o mesmo ID, isso ocorre porque elas estão apontando para o mesmo objeto na memória. Quando você cria um objeto e atribui a ele uma referência, essa referência aponta para o endereço de memória onde o objeto está armazenado. Se você atribuir essa mesma referência a outra variável, essa nova variável também apontará para o mesmo objeto, e assim por diante.

Quanto à sua pergunta sobre Conta e Cliente terem o mesmo ID depois do @, isso não é possível, pois eles são objetos diferentes e, portanto, têm IDs diferentes.

Espero ter ajudado e bons estudos!

solução!

Bom dia, Rodrigo! Estou bem também, obrigada.

Agradeço pela atenção, mas o que você diz ser impossível é exatamente o que estou dizendo que está acontecendo. Citei os vídeos nos quais as informações aparecem, assim como nos arquivos.

primeiraConta é uma Conta e contaDoPaulo.titular é um Cliente. contaDaMarcela é uma Conta e contaDaMarcela.titular é um Cliente.

Atenciosamente, Natacha.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software