Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Icone na ActionBar

Pessoal, configurei o menu para que os ícones fossem exibidos na ActionBar porém não aparece nada lá. Na ActionBar só aparece o nome da aplicação.

Será que é preciso configurar mais alguma coisa?

Segue o código:

<menu xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
    xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
    tools:context="br.com.caelum.agenda.Agenda" >

<item
        android:id="@+id/novo"
        android:icon="@drawable/letraa"
        android:showAsAction="ifRoom"
        android:title="Novo"/>

</menu>
14 respostas

Alguém atem alguma ideia do que pode estar acontecendo??

Colegas!!

Professores, por favor, me ajudem!!!

no item do menu voce configurou o android:showAsAction para "always"?

Sim. Nem o icone da aplicação está aparecendo na ActionBar

no meu caso não apareceu nome do app nem nada. simplesmente começa no listview o app. tbm não sei por qual motivo.

Vc está compilando em qual versão do Java?

O meu chegou a aparecer o icone da aplicação no inicio. Depois tive uma problemada danada pra conseguir compilar o projeto que só resolveu criando o projeto de novo na versão 5 do android level 21. Não sei se foi isso que deu problema, porque agora se eu tentar criar um projeto em outro level diferente desse o projeto apresenta erro e não consigo fazer nada.

Aqui deu certo, altera o theme do android manifest para Holo.light.

android:theme="@android:style/Theme.Holo.Light"

espero que resolva para você tbm.

Olá Marcio! Conseguiu resolver seu problema?

Abraços!

Oi Leonardo e Willian. Fiz a alteração mas apresentou o seguinte erro fatal:

12-02 17:14:13.119: E/AndroidRuntime(622): FATAL EXCEPTION: main 12-02 17:14:13.119: E/AndroidRuntime(622): java.lang.RuntimeException: Unable to start activity ComponentInfo{br.com.caelum.agenda/br.com.caelum.agenda.Agenda}: java.lang.IllegalStateException: You need to use a Theme.AppCompat theme (or descendant) with this activity.

sabe cara, que o meu tbm aconteceu isso, porém quando tentei ontem de novo, funcionou, insiste um pouco nessa alteração, pra ver, fecha eclipse, abre de novo, reinicia o pc, da project>clean varias vezes, o adt pra mim parece instável.

Nada..Tentei de tudo. Clean do projeto, reiniciei a maquina, reiniciei o eclipse, limpei temporário da maquina.. e continua a mesma coisa.

no sdk manager, eu intalei todos os extras, e todos os tools.

por coincidência ou não foi depois disso que funcionou.

to com tudo instalado tb.. fiquei horas baixando esses pacotes..rs

Tem que ter uma explicação...rs

Não sei se o Leonardo pode acrescentar alguma coisa?....

solução!

Márcio e Willian,

provavelmente, quando vocês criaram o projeto vocês acabaram fazendo a ListaAlunosActivity herdar de ActionBarActivity em vez de Activity.

Essa classe ActionBarActivity faz uma Activity possuir action bar nos Androids acima do Froyo (API Level 7), porém é preciso usar um tema específico para o projeto, justamente esse tal de Theme.AppCompat....

Caso queira deixar como no curso e usar o menu nativo do Android (action bar nas versões que possuem esse suporte ou options menu nas versões mais antigas), basta herdar de Activity e deixar os styles.xml na forma padrão.

Deu certo Felipe.. muito obrigado irmão.

Willian obrigado pela ajuda também.

Grande Abraço