Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Icone na ActionBar

Pessoal, configurei o menu para que os ícones fossem exibidos na ActionBar porém não aparece nada lá. Na ActionBar só aparece o nome da aplicação.

Será que é preciso configurar mais alguma coisa?

Segue o código:

<menu xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    xmlns:app="http://schemas.android.com/apk/res-auto"
    xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
    tools:context="br.com.caelum.agenda.Agenda" >

<item
        android:id="@+id/novo"
        android:icon="@drawable/letraa"
        android:showAsAction="ifRoom"
        android:title="Novo"/>

</menu>
14 respostas

Alguém atem alguma ideia do que pode estar acontecendo??

Colegas!!

Professores, por favor, me ajudem!!!

no item do menu voce configurou o android:showAsAction para "always"?

Sim. Nem o icone da aplicação está aparecendo na ActionBar

no meu caso não apareceu nome do app nem nada. simplesmente começa no listview o app. tbm não sei por qual motivo.

Vc está compilando em qual versão do Java?

O meu chegou a aparecer o icone da aplicação no inicio. Depois tive uma problemada danada pra conseguir compilar o projeto que só resolveu criando o projeto de novo na versão 5 do android level 21. Não sei se foi isso que deu problema, porque agora se eu tentar criar um projeto em outro level diferente desse o projeto apresenta erro e não consigo fazer nada.

Aqui deu certo, altera o theme do android manifest para Holo.light.

android:theme="@android:style/Theme.Holo.Light"

espero que resolva para você tbm.

Olá Marcio! Conseguiu resolver seu problema?

Abraços!

Oi Leonardo e Willian. Fiz a alteração mas apresentou o seguinte erro fatal:

12-02 17:14:13.119: E/AndroidRuntime(622): FATAL EXCEPTION: main 12-02 17:14:13.119: E/AndroidRuntime(622): java.lang.RuntimeException: Unable to start activity ComponentInfo{br.com.caelum.agenda/br.com.caelum.agenda.Agenda}: java.lang.IllegalStateException: You need to use a Theme.AppCompat theme (or descendant) with this activity.

sabe cara, que o meu tbm aconteceu isso, porém quando tentei ontem de novo, funcionou, insiste um pouco nessa alteração, pra ver, fecha eclipse, abre de novo, reinicia o pc, da project>clean varias vezes, o adt pra mim parece instável.

Nada..Tentei de tudo. Clean do projeto, reiniciei a maquina, reiniciei o eclipse, limpei temporário da maquina.. e continua a mesma coisa.

no sdk manager, eu intalei todos os extras, e todos os tools.

por coincidência ou não foi depois disso que funcionou.

to com tudo instalado tb.. fiquei horas baixando esses pacotes..rs

Tem que ter uma explicação...rs

Não sei se o Leonardo pode acrescentar alguma coisa?....

solução!

Márcio e Willian,

provavelmente, quando vocês criaram o projeto vocês acabaram fazendo a ListaAlunosActivity herdar de ActionBarActivity em vez de Activity.

Essa classe ActionBarActivity faz uma Activity possuir action bar nos Androids acima do Froyo (API Level 7), porém é preciso usar um tema específico para o projeto, justamente esse tal de Theme.AppCompat....

Caso queira deixar como no curso e usar o menu nativo do Android (action bar nas versões que possuem esse suporte ou options menu nas versões mais antigas), basta herdar de Activity e deixar os styles.xml na forma padrão.

Deu certo Felipe.. muito obrigado irmão.

Willian obrigado pela ajuda também.

Grande Abraço