3
respostas

IA para reconhecer cachorros específicos

Bom dia a todos, estou com um projeto de criar uma IA para reconhecer cachorros especificamente, não apenas suas raças mas também o pet específico, por seu nome.

A ideia é que a IA reconheça o cachorro por seu nome, entre os cachorros de mesma raça que existem no banco de dados, ao ser passada pra ela uma foto, já fiz muitos testes e não consigo chegar a um resultado bom, o máximo que já consegui foi reconhecer as raças dos cachorros, especificamente cachorro ainda não foi possível.

Alguém sabe dizer se é realmente possível essa ideia, ou devido as semelhanças entre raças comuns impedem a IA de distinguir eles. Atualmente estou tentando em Python mas caso precise mudar não será problema.

3 respostas

Bárbaro Conan,

A tarefa é mais desafiadora do que reconhecer as raças. O ideal nesse caso seria pegar um modelo de machine leasing capaz de fazer bem o processo de classificação de raças. A partir daí você pode fazer o que chamamos de transferência de aprendizado para ajustar esse modelo para o reconhecimento de pets. Aqui na plataforma recomendo que você busque pelos cursos da formação de pytorch que irão te ajudar a entender mais sobre esse assunto.

É o curso da Camila Laranjeira ? (algo assim, n lembro ao certo o nome dela) Eu dei uma olhada e fiz testes com modelo pronto, já usei tensorflow, pytorch e nenhum chegou a um resultado bom, a ideia do projeto era fazer algo com poucos recursos, para ser usado em petshop, veterinário, etc. Então teria que abastecer apenas algumas fotos, não posso pedir para um funcionário tirar 500 fotos de um pet pra reconhecer ele, fiz teste com até 20 fotos e essas 20 eu quadrupliquei as fotos espelhando 20 fotos, inclinando 20 fotos 10° pra esquerda e 20 fotos 10° pra direita. totalizando 80 fotos de treinamento. Ainda sim o resultado ficava incorreto e até mesmo viciado em apenas uma opção.

Sim. Eram os cursos dela. Na questão de ter poucas fotos, esse caminho que você seguiu é o padrão mesmo. Dentro da Alura acredito que não tenha nada extra para recomendar. Outra possibilidade talvez seja tentar usar a posição de certos elementos dentro da imagem, como a posição dos olhos e boca ao invés de usar a imagem toda. Um exemplo de biblioteca que pode fazer isso é a opencv. Mas como deve imaginar, o processo é bem complexo e é só uma ideia.

https://docs.opencv.org/4.x/d2/d99/tutorial_js_face_detection.html