Olá! Como usar um helper ou session->userdata dentro no route.php do Codeigniter?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá! Como usar um helper ou session->userdata dentro no route.php do Codeigniter?
Oi Charly, tudo bom?
Não acredito que seja a melhor prática do framework, mas você sempre pode acessar a sessão pela constante global $_SESSION, após um session_start(). Algo como:
session_start();
if(isset($_SESSION['chave']))
{
// aqui você pode acessar o valor
$valor = $_SESSION['chave'];
}Entretanto, é um pouco estranha a necessidade de acessar dados da sessão de fora do controller. Qual é a ideia nesse contexto?
Abraço!
Olá André, Obrigado pela resposta! No meu sistema eu uso herança e polimorfimo. Dependo do perfil de usuário, apesar de usar um mesmo botão de acesso, vai para funções diferentes e dessa forma lá route.php eu preciso identificar o perfil e fazer a rota separadamente. No caso, se eu deixar a mesma rota para todos, um perfil pode acessar o outro, como por exemplo, um cliente se tornar um vendedor ao clicar em um botão que é comum aos dois, porém que deveria levar à métodos difentes. Ok, deu para entender a ideia? Abraço!