Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

HTTPS html form

Boa noite, tudo bom??

Então, dei uma navegada na net, mas não ficou claro para mim.

Sobre o exercício (course/seguranca-redes/task/22750), estava acessando em HTTPS ao invéz de HTTP para fazer um teste e, no Wireshark, a parte de HTML form não apareceu para mim quando em HTTPS.

A dúvida é se de fato os parâmetros passados por POST pela página ficam escondidos para o Wireshark e não para o console do browser.

Obrigado pela ajuda,

Abraços.

3 respostas

Olá Lucas, tudo bem?

Com o HTTPS nós temos uma camada de criptografia sendo utilizada, dessa forma, não é possível visualizar os dados digitados pelo cliente. As informações passadas pelo método POST estão presentes, mas não é possível visualizar o conteúdo por conta dessa camada de criptografia utilizada pelo protocolo TLS.

Abs

Oi Rafael, boa noite!

Então, entendo que há a parte da encryption rolando. A minha questão era mais sobre o por que de conseguir ver no browser e não no Wireshark estando no mesmo computador.

Vê se é isso: o browser é cliente propriamente dito. Por isso eu consigo ver analisando pelo console do browser e, não consigo ver pelo Wireshark.

Agradeço a atenção,

Buenas notches ;)

solução!

Olá Lucas, tudo bem?

Seria mais ou menos essa a ideia, o Wireshark irá analisar os pacotes que estão sendo transmitidos entre o seu computador e a máquina de destino. Quando você envia um formulário com o HTTPS, você estaria fazendo uma requisição para o servidor, e nesse processo ocorrer o processo de criptografia, o Wireshark está fazendo a análise desses pacotes que agora estão encriptografados e por isso não conseguimos decifrar as informações.

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software