1
resposta

HTTPS

Quando eu tenho dominios já certificados, eu preciso além de definir a porta 443 e mostrar o caminho dos certificado executar o comando usado na aula para instalar o certificado também no meu Linux? O certificado por exemplo já esta instalado no Windows e no IIS da aplicação teste que tenho. Como proceder?

1 resposta

Olá, Edumelo.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida. Valeu :)

Entendo que você esteja com dúvidas sobre a instalação de certificados HTTPS em um servidor Linux quando você já possui certificados instalados no Windows e no IIS da sua aplicação de teste.

Quando você tem um certificado já instalado em outro sistema operacional, não é necessário executar novamente o comando de instalação do certificado no Linux. O que você precisa fazer é copiar o arquivo do certificado para o servidor Linux e configurar o NGINX para utilizar esse certificado.

Para isso, siga os passos abaixo:

  1. No Windows, acesse o local onde o certificado está instalado e exporte-o para um arquivo no formato PEM ou PKCS12. Se você estiver utilizando o IIS, você pode exportar o certificado através do gerenciador de certificados do Windows.

  2. Transfira o arquivo do certificado para o servidor Linux, por exemplo, utilizando o comando SCP.

  3. No servidor Linux, copie o arquivo do certificado para o diretório onde o NGINX espera encontrar os certificados. Geralmente, esse diretório é /etc/nginx/ssl/.

  4. Abra o arquivo de configuração do NGINX que corresponde ao seu domínio (geralmente localizado em /etc/nginx/sites-available/) e adicione as seguintes linhas para configurar o uso do certificado:

server {
    listen 443 ssl;
    ssl_certificate /etc/nginx/ssl/seu_certificado.pem;
    ssl_certificate_key /etc/nginx/ssl/sua_chave_privada.pem;
    ...
}

Certifique-se de substituir "seu_certificado.pem" pelo nome do arquivo do certificado que você copiou para o servidor e "sua_chave_privada.pem" pelo nome do arquivo da chave privada correspondente.

  1. Reinicie o serviço do NGINX para que as alterações entrem em vigor.

Dessa forma, o NGINX utilizará o certificado que você já possui para fornecer uma conexão segura através do HTTPS.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software